Empresas e diretores têm à disposição seguros para inconsistências durante a gestão

Empresas e diretores têm à disposição seguros para inconsistências durante a gestão

Em casos como perdas contábeis e prejuízos na gestão, empresas e diretores podem recorrer a seguros para cobrir despesas judiciais, pagamento de indenizações e multas. Além de proteger o patrimônio pessoal dos diretores

As inconsistências contábeis das Lojas Americanas, divulgadas pela mídia desde quarta-feira (11), estimadas em R$ 20 bilhões, reacenderam o debate sobre como proteger a empresa desse tipo de risco e blindar o patrimônio pessoal da diretoria.

Contra o possível ajuizamento de ações de responsabilidade civil em face de diretores e administradores, que podem, ao final, atingir o patrimônio pessoal desses executivos, existe o seguro D&O (Directors & Officers), que cobre despesas com defesas, acordos, indenizações e até multas devidas pelos executivos, em razão de possíveis prejuízos financeiros, relacionados aos atos de gestão, causados a terceiros (acionistas, fornecedores etc.).

“Buscando mitigar os efeitos adversos de uma notícia negativa na reputação do executivo, o seguro D&O também oferece suporte especializado, assegurando que os custos com relações públicas ajudem a proteger sua imagem pessoal”, pontua a gerente de linhas financeiras da VOKAN Seguros, Tatiana Macedo.

Hipoteticamente, uma apólice que poderia ser acionada é de Responsabilidade Civil Profissional (E&O – Errors & Omissions) para cobrir custos de defesa e de indenizações devidas a terceiros, decorrentes de eventuais falhas na prestação de serviços profissionais, considerando que a área contábil da companhia e a auditoria independente contratada não apontaram nenhum problema nos balanços da Americanas, conforme noticiado.

“Como os fatos divulgados são recentes e pendentes de desdobramentos, ainda é cedo para aprofundarmos essa análise, mas não é demais lembrar que a contratação dos seguros de linhas financeiras acima explicitados é fundamental para garantir a proteção financeira de empresas e de seus administradores”, afirma o diretor técnico e comercial da VOKAN Seguros, Guilherme Krupelis.

Sobre a VOKAN

A VOKAN nasceu em 2013 como uma corretora boutique e é especializada nos seguintes segmentos de seguros: aeronáutico, náutico, agrícola e linhas financeiras. A corretora tem como lema estar sempre próxima dos seus clientes, realizando uma consultoria completa de riscos nos segmentos em que atua. Atualmente possui mais de 2500 clientes na carteira, cinco filiais próprias e diversos representantes espalhados pelo país.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *