Com alta do IPCA, setor de food precisa focar em soluções que garantam preços mais atrativos

Com alta do IPCA, setor de food precisa focar em soluções que garantam preços mais atrativos

Abastecimento digital pode ser alternativa para custos competitivos e estabilização do CMV

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados da inflação nesta terça-feira (10). De acordo com o órgão, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2022 com um acumulado de 5,79%. Embora tenha ficado abaixo do registro de 2021, esse é o segundo ano seguido que o indicador oficial se encerra acima da meta.

Dos nove grupos de produtos e serviços, sete tiveram alta ao longo do ano e seis pontuaram acima do índice geral. Ainda que não tenha tido a maior alta de preços, o grupo de alimentos e bebidas sentiu o maior impacto ao responder por 2,41% no indicador. A cebola (130,14%) e o leite longa vida (26,18%) foram os insumos que mais pressionaram o grupo, seguidos pela batata inglesa (51,92%), frutas (24%) e o pão francês (18,03%), frequentemente encontrados no preparo de alimentos fora do lar, que teve alta de 7,47%.

Essa aceleração tende a impactar o CMV (Custo de Mercadoria Vendida) no setor de foodservice. Por isso, é importante contar com soluções que, de algum modo, garantam preços mais competitivos. É o que explica João Alfredo Pimentel, fundador da 6place: “Com a inflação em alta, o poder de compra torna-se menor e tudo fica mais caro. Em momentos assim é imprescindível que se faça um bom planejamento de estoque, além da famosa – e adequada – pesquisa de preço, com o objetivo de reduzir ao máximo o custo para o cliente final”.

Neste sentido, o abastecimento digital tende a ser uma ferramenta relevante para quem visa a estabilidade dos custos. “Isso ocorre a partir da centralização de vários fornecedores em um mesmo marketplace, como acontece em nossa plataforma. Reunimos todo o ecossistema de food com o objetivo de simplificar, agilizar e otimizar o processo de compra oferecendo diversidade de produtos e fornecedores para tornar os preços mais atrativos. Uma facilidade da 6place é a lista personalizada que permite compras de diferentes fontes em um mesmo pedido, o que pode fazer com que a economia seja ainda maior. Outras vantagens passam pelos prazos de entrega mais assertivos e acompanhamento online até a logística final”, conclui Pimentel.

Sobre a 6place: A 6place é uma plataforma digital de abastecimento para redes de franquias de alimentação e food service independentes que buscam melhor eficiência operacional e controle do CMV. Conectando indústria, distribuidores, fornecedores e crédito em um formato de compra 100% digital para o B2B, a plataforma proporciona as melhores experiências físicas de abastecimento e resultados reais para redes de franquias e operadores de food service.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *