Um olho no peixe (2022) e outro no gato (2023)! – Por: Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores

Um olho no peixe (2022) e outro no gato (2023)! – Por: Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores

Fechamos o primeiro semestre, e estamos na reta final, rumo ao alcance dos resultados planejados para o ano. Só isso? Não! Também estamos no momento de planejarmos 2023. Daí você se pergunta: Como darei conta? Correr atrás de fechar 2022 com sucesso e ainda ter visibilidade de 2023?

Os anos de 2020 e 2021 foram confusos, imprevisíveis e tortuosos. A pandemia nos trouxe novas inseguranças, desafios nunca vividos e uma perspectiva futura muito difícil de analisar. Por sua vez, 2022 que deveria ser um ano de acomodação ou normalização, entrou cheio do dúvidas. Ano de eleição presidencial, Copa do Mundo, ano de guerra na Ucrânia com forte impacto nos preços dos combustíveis, volatilidade nas taxas de câmbio e forte mudança na política de juros. Resumo? Não está nada fácil ser empreendedor nos tempos atuais.

Mas, sempre tem um, mas … ! Ao que tudo indica, a partir de 2023 arriscamos dizer que teremos anos um pouco mais previsíveis, mais estáveis.

Sob essa perspectiva, nossa sugestão aqui na AGR Consultores tem sido montar dois times, duas frentes de trabalho, duas squads, para esse quadrimestre: a primeira vai construir, desenvolver planos de ações para terminar esse ano o mais próximo possível do planejamento realizado em 2021. A segunda vai planejar os próximos três anos.

Para 2022, nossa expressão aqui é “temos que colocar a guerrilha do varejo em campo”. Reavalie suas táticas e estabeleça metas operacionais que entreguem seu 31/12/2022. Esse time tem que ter velocidade no processo de tomada de decisão e, para tanto, tem que ser abastecido de informações precisas de vendas, estoques, clientes e margens. O perfil dos guerrilheiros desta squad, sugerimos que seja misto: alguém de tecnologia, alguém de vendas, alguém de finanças e de marketing/mídias digitais, por exemplo. A liderança tem que ser ocupada por alguém que tenha autonomia para tomar decisões. Monte uma rotina semanal, sugerimos todas as segundas (de forma a entender os resultados das vendas do final de semana), analise os resultados e proponha ações para as próximas 2 semanas. E assim, com planos de ações de 15 em 15 dias, sigamos até o final do ano. A palavra de ordem aqui é velocidade, ajustes rápidos e seguir em frente.

Em paralelo, a segunda squad deve se preparar para rever planejamento estratégico e metas para os próximos 3 anos, desdobrando em planos de ações detalhados e priorizados. Nossa visão é que independente da indústria que você esteja, mas principalmente no varejo, esse é “o” momento de rever os planos estratégicos e o orçamento priorizado e alinhado com a estratégia.

Para o varejo, simplesmente tudo mudou nos últimos 3 anos. Importância dos canais de venda, custos logísticos, custos de marketing, forma de vender e de consumir, concorrência, cadeia de fornecedores, são alguns exemplos. Formar um time que construirá uma visão de mais longo prazo é fundamental. Sugerimos que você adote uma metodologia estruturada para realizar as discussões. A AGR utiliza a própria metodologia chamada de “Funil de Inovação”. Convide pessoas de fora da sua organização e prepare encontros com tempo e qualidade para questionar paradigmas e verdades absolutas. Não tenha pressa, a palavra de ordem aqui é refletir e planejar.

Ainda está em tempo!!! Vamos nessa?

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *