Associação Expedicionários da Saúde vence Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2023 na categoria Saúde

Associação Expedicionários da Saúde vence Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2023 na categoria Saúde

ONG leva saúde a indígenas da Amazônia por meio de seu Complexo Hospitalar Móvel

A Associação Expedicionários da Saúde (EDS), uma organização sem fins lucrativos baseada no Brasil, venceu o Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2023 na categoria Saúde na 14ª Cerimônia de Premiação, realizada durante a Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW).

A cerimônia de premiação contou com a presença de líderes mundiais, ministros e personalidades dos Emirados Árabes Unidos e do exterior, além dos finalistas de 2023.

A Associação Expedicionários da Saúde presta atendimento médico e cirúrgico especializado a comunidades indígenas geograficamente isoladas na Amazônia por meio de seu Complexo Hospitalar Móvel.

O Complexo Hospitalar Móvel da EDS inclui um Centro Cirúrgico Móvel movido a gerador equipado com salas de cirurgia e aparelhos médicos de última geração. O objetivo dessa tecnologia é chegar às áreas de mais difícil acesso da Amazônia, garantindo a segurança e o conforto dos pacientes e a excelência na qualidade dos serviços prestados pela equipe da ONG.

Ao longo de seis expedições de 2015 a 2022, a organização realizou mais de 1.900 cirurgias que melhoraram a saúde da região, incluindo a melhoria da visão após a cirurgia de catarata.

Para o Dr. Lamya Fawwaz, diretor do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, a saúde é crucial para o desenvolvimento humano sustentável. “O acesso a cuidados de saúde de qualidade é um direito humano básico e essencial para o progresso econômico de uma sociedade. No Prêmio Zayed de Sustentabilidade, percebemos que, para alcançar saúde e bem-estar para todos até 2030 – que é o 3º objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – devemos investir mais no desenvolvimento de sistemas de saúde resilientes em todo o mundo. Temos orgulho de apoiar organizações como a Associação Expedicionários da Saúde, que oferecem atendimento médico especializado para atender às necessidades de saúde das comunidades mais vulneráveis do mundo.”

O Dr. Fawwaz acrescentou: “Parabenizamos a Associação Expedicionários da Saúde por ganhar o Prêmio Zayed de Sustentabilidade e estamos orgulhosos de apoiá-los à medida que ampliam as operações e estendem os serviços que salvam vidas para mais indígenas necessitados em toda a Amazônia”.

Em reconhecimento à conquista do Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2023, o médico Ricardo Affonso Ferreira, presidente da Associação Expedicionários da Saúde, disse que é uma honra ter o projeto reconhecido internacionalmente. “Sentimo-nos profundamente honrados pelo reconhecimento de nosso trabalho para fornecer cuidados de saúde de alta qualidade aos povos indígenas da Amazônia. Esperamos poder alcançar mais essas pessoas menos favorecidas de forma estruturada e estratégica, ao mesmo tempo em que reduzimos o desmatamento e protegemos a biodiversidade.”

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade – que destina US$ 3 milhões anualmente a pequenas e médias empresas (PMEs), organizações sem fins lucrativos (ONGs) e escolas secundárias globais por suas soluções de sustentabilidade -, alinha-se com os principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e já impactou as vidas de mais de 378 milhões de pessoas, em 151 países, até o momento. Abrangendo as categorias de Saúde, Alimentos, Energia, Água e Escolas Secundárias Globais, o prêmio é inspirado em uma homenagem à sustentabilidade e legado humanitário do pai fundador dos Emirados Árabes Unidos, o falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan.

Para os Prêmios de 2023, o Prêmio recebeu um recorde de 4.538 inscrições, marcando um aumento de 13% em comparação com o ciclo anterior, atraindo inscrições de 152 países, representando mais de três quartos das nações do mundo. Os 10 vencedores incluem quatro organizações nas categorias Saúde, Alimentos, Energia e Água e seis Escolas Secundárias Globais – uma por região mundial.

Mais informações acesse www.ZayedSustainabilityPrize.com.

Sobre o Prêmio Zayed de Sustentabilidade

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade é o prêmio global pioneiro dos Emirados Árabes Unidos (EAU) em sustentabilidade e uma homenagem ao legado do falecido fundador dos EAU, Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan. Estabelecido em 2008, o Prêmio Zayed de Sustentabilidade visa impulsionar o desenvolvimento sustentável e a ação humanitária, reconhecendo e recompensando pequenas e médias empresas, organizações sem fins lucrativos e escolas de ensino médio que oferecem soluções impactantes, inovadoras e inspiradoras nas categorias de Saúde, Alimentação, Energia, Água e Escolas Secundárias Globais.
Por meio de seus 96 vencedores, o Prêmio já impactou positivamente a vida de mais de 378 milhões de pessoas em todo o mundo.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *