Bairros planejados ajudam a capital a retomar sua vocação inicial

Bairros planejados ajudam a capital a retomar sua vocação inicial

Iniciativa privada ajuda o poder público a desenvolver o crescimento ordenado da cidade

Goiânia foi uma cidade planejada para 50 mil habitantes, mas esse planejamento se perdeu no meio do caminho. Entre 1940 e 1950 a cidade já apresentava um crescimento superior ao planejamento inicial, sendo que em 1960 já contava com mais de 150 mil habitantes. Agora, chegando aos 90 anos no dia 24 de outubro, sua população já é terra de quase 1,5 milhoes de pessoas, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que coloca a capital de Goiás como a 10° mais populosa do Brasil. Diante desse crescimento, o planejamento original se perdeu, porém ele vem sendo resgatado com a parceria da iniciativa privada.

Na região Sudoeste de Goiânia, o Bairro Eldorado foi o primeiro setor vertical planejado da capital, cuja implantação foi patrocinada pelo grupo empreendedor integrado pelas empresas CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia e Tropical Urbanismo. O projeto começou em 1990 e finalizou em 2015 em área de 340.000 metros quadrados. O desenvolvimento da área residencial trouxe grande valorização para a região, atraindo comércio e prestação de serviços.

A região possui ruas largas, praças de lazer implantadas pelo grupo empreendedor em parceria com a prefeitura, além do Shopping Plaza D’Oro com torre de office, para oferecer conveniência e serviços aos moradores. Esse conjunto de fatores explora um conceito moderno de arquitetura, o walkability, que possibilita o suprimento de todas as necessidades da vida moderna daquele que mora numa região planejada andando, driblando o trânsito e incentivando novos hábitos de vida.

Outro projeto do grupo empreendedor, inspirado no sucesso do Bairro Eldorado, está tomando forma no Bairro Parque Oeste Industrial. Trata-se do Eldorado Parque Bairro Pleno. No projeto atual, o complexo contará com 25 quadras com projeção estimada em mais de 7 mil unidades a serem lançadas no Parque Oeste Industrial, além de um shopping e um parque, este último já entregue à população.

O Eldorado Parque Bairro Pleno, está trazendo para a capital o conceito de “cidades de 15 minutos”, uma concepção urbanística já usada em várias cidades europeias. A ideia é organizar os espaços urbanos, os bairros em especial, de forma que seus moradores tenham acesso a tudo que necessitam, comércio, escolas, saúde e áreas de lazer a uma distância máxima 15 minutos a pé ou de bicicleta de sua casa.

O diretor da Tropical Urbanismo, Paulo Roberto da Costa, salienta que, nesses grandes projetos, a iniciativa privada normalmente acaba assumindo a implantação de mais benefícios ao lugar. “No Eldorado Parque, por exemplo, fizemos a implantação do Parque Sebastião Júlio Aguiar e entregamos à Prefeitura”, diz ele, citando o grupo empreendedor.

Condomínio horizontal com hub de serviços

Do outro lado da cidade, nas imediações da GO-020, mais um projeto merece destaque: o Plateau D’Or, condomínio horizontal com hub de serviços na porta. O empreendimento é do Grupo Mauá e o projeto foi elaborado Broadway Malyan, escritório inglês de arquitetura mundialmente premiado e que traz, além do walkability, o conceito de placemaking, que introduz um processo de planejamento, criação e gestão de espaço totalmente voltado para as pessoas, visando maior interação entre elas e o próprio meio, e transformando pontos de encontro de uma comunidade em lugares mais agradáveis e atrativos.

Mais de 2.200 pessoas deverão habitar o empreendimento. Mas o hub de serviços atenderá toda a vizinhança crescente de condomínios horizontais que estão sendo implantados na região da GO-020 e precisam de conveniências mais perto de casa. O diretor do Grupo Mauá, engenheiro Maurício Menezes, explica que, após a aquisição da área, foram dez anos dedicados a estudos e planejamento. “Desenvolvemos um ambiente que estimula a convivência em comunidade, em maior harmonia com a natureza, com equipamentos possíveis de serem acessados a pé, diminuindo distâncias e excluindo congestionamentos, pois essa é a grande tendência de ocupação nas cidades do mundo” , salienta.

Indo além da questão de mobilidade, bairros que favorecem que seus moradores resolvam tudo perto de casa e favorecem o caminhar também contribuem para a saúde da população. Um estudo deste ano publicado pela Discover Magazine mostra que a caminhada diária tem uma grande variedade de impactos positivos, incluindo a melhora do bem-estar, da saúde física e mental.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *