Dia Mundial do Meio Ambiente: como as empresas podem fazer a sua parte?

Dia Mundial do Meio Ambiente: como as empresas podem fazer a sua parte?

Com foco no desenvolvimento responsável, a Mercur, empresa gaúcha de 98 anos, avança nas suas práticas socioambientais para reduzir os impactos no planeta

No próximo dia 5 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data tornou-se referência para a sensibilização ambiental, mobilizando milhões de pessoas por meio de atividades, eventos e ações de engajamento em todo o planeta. Em 2023, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) comemora 50 anos da instalação desse dia para fomentar a reflexão e a ação mundial em prol do meio ambiente.

Com uma atuação direcionada em reduzir seus impactos ambientais, a Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, tem focado seus negócios em soluções em que a cadeia produtiva, a sociedade e o meio ambiente sejam beneficiados. Para isso busca cocriar aquilo que faz sentido na vida das pessoas ao fomentar o cuidado e a proteção ao meio ambiente como um Jeito Mercur de ser e fazer.

Na sua evolução empresarial, o cuidado passou a ser prioridade nos processos de relação com o meio natural, com as comunidades, com a cocriação e legitimação de soluções e de inovações empreendidas em seus produtos e serviços. Dessa forma, cada uma das ações da Mercur passou a ser questionada e refletida com o propósito de fomentar um mundo adequado para todas as pessoas e também para o meio ambiente. “Percebemos que poderíamos fazer a diferença tendo um olhar mais atento para as matérias-primas que utilizamos em nossos processos. Assim, passamos a buscar soluções mais responsáveis que passam pela redução dos impactos socioambientais da Mercur”, explica Jorge Hoelzel Neto, Facilitador da Direção da Mercur.

Diante desse cenário, a empresa tem adotado diversas práticas de gestão socioambiental que buscam diminuir e compensar o impacto da Mercur no meio ambiente e apoiar na regeneração do planeta. Iniciativas estruturantes como a redução do uso de água potável em mais de 60% entre os anos de 2009 e 2022, por meio da coleta das águas das chuvas, possibilitam à empresa a fazer o reuso de água em diversos banheiros, por exemplo. Desde 2016, a empresa não faz testes em organismos vivos e realiza ensaios biológicos, um tipo de experimento científico que investiga os efeitos de uma substância em testes in vitro. Outras ações realizadas pela empresa gaúcham também podem servir de inspiração para outras indústrias brasileiras:

Redução do uso de plástico nas embalagens: desde 2012, a Mercur reduziu e eliminou o uso de plástico nas suas embalagens dos produtos de saúde. Em nove anos, deixou de utilizar mais de 370 toneladas de plástico. As embalagens de plástico dos produtos para a área da saúde foram substituídas por caixas de papel cartão reciclável, de fonte renovável, muitas com certificação FSC (Forest Stewardship Council ou Manejo Florestal). A impressão é feita com tinta atóxica e o acabamento em verniz à base d’água, para evitar a contaminação ao meio ambiente após o uso e facilitar a reciclagem.

Insumos renováveis: A Mercur alterou a formulação das borrachas de apagar naturais e substituiu a carga mineral não renovável por fécula de mandioca, de origem vegetal. Assim, as borrachas de apagar passaram a ter até 75% de matéria-prima renovável em sua composição, contribuindo na redução de impactos com o meio ambiente. Na área da saúde, a Ponteira Articulada é um acessório desenvolvido para proporcionar mais segurança e estabilidade ao usuário durante a caminhada com muletas. Ela é fabricada em borracha natural e sua composição apresenta sílica, de origem vegetal, extraída da cinza da casca do arroz, o que a torna cerca de 60% renovável.

Carbono neutro: Em 2009, a empresa passou a monitorar as emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) gerados nas suas operações e de seus parceiros. Para reduzir essas emissões, passou a utilizar modos alternativos ao rodoviário (como a cabotagem, por via marítima) para transportar produtos e matérias-primas, além de iniciar o plantio de árvores nativas, a fim de compensar os impactos negativos que não podem ser reduzidos. Para cada tCO2e (tonelada de CO2 equivalente), são plantadas 6,3 árvores, tornando a Mercur uma empresa Carbono Neutro, desde 2015.

Usina de Energia Solar Fotovoltaica: desde janeiro de 2023, a Mercur produz 50% de energia limpa utilizada nas duas plantas da empresa (centro e Distrito Industrial) localizadas em Santa Cruz do Sul/RS. A Usina gera 1.600MWh de energia por meio de 2.690 painéis em uma área de dois hectares. O impacto ambiental causado no local da construção foi compensado com o plantio de árvores nativas em um espaço de preservação da empresa. Foram realocadas jerivás e butiazeiros e plantadas 1,2 mil mudas de espécies nativas como compensação. A madeira de eucalipto retirada da área abasteceu a caldeira da empresa por mais de cinco meses.

Essas e outras práticas socioambientais da empresa são amparadas nos direcionadores e evoluem com o engajamento das pessoas que contribuem com o processo e sabem que suas atividades cotidianas estão interligadas nas transformações socioambientais da Mercur e da sociedade. Para conhecer mais sobre a Mercur acesse mercur.com.br

Sobre a Mercur

A Mercur é uma indústria brasileira, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), que está prestes a comemorar 100 anos em 2024. Atua nos segmentos da saúde e da educação. Possui aproximadamente 600 colaboradores distribuídos em Santa Cruz do Sul e uma equipe que atua em todos os estados do Brasil. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança de posicionamento fundamentada nos pilares social, humano, ambiental e econômico, consolidando sua virada de chave. A empresa recriou seu jeito de ser no mundo com o foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para ações responsáveis no meio em que está presente. Por meio da cocriação, desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, bengalas, muletas, bolsas térmicas, joelheiras e recursos de inclusão voltados para pessoas com deficiência.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *