5 Dicas de branding para quem está começando a empreender

5 Dicas de branding para quem está começando a empreender

Especialista da IDK, comenta quais são as estratégias para se diferenciar no mercado

O Branding se refere ao processo de criação e gestão de uma marca. De modo geral, envolve a definição de uma identidade visual, valores, propósito, personalidade, além de estratégias de comunicação com foco em gerar uma imagem e reputação positivas perante o público-alvo.

Segundo uma pesquisa realizada pela Sponsorb, com os principais líderes corporativos do Brasil, cerca de 80% consideraram que a principal dificuldade estratégica para garantir aumento de lucratividade, parte da busca por novas linhas de receita e negócios. Buscando resolver as dores de um cenário tão competitivo, o CEO da IDK, Eduardo Augusto, compartilha 5 dicas de branding para quem está começando a empreender. Confira:

Defina a identidade da sua marca

Toda marca deve ter uma identidade, personalidade e estratégias concretas. Definir esses fatores é parte crucial do branding, pois, estas serão as características que irão diferenciar as marcas no mercado.

‘’Comece definindo sua visão, missão e valores, bem como sua personalidade e tom de voz. Isso ajudará a garantir que a marca tenha uma identidade clara e consistente em todos os pontos de contato’’, comenta o CEO da IDK, Eduardo Augusto.

Conheça seu público-alvo

Conhecer quem será o consumidor da sua marca é essencial para o sucesso do seu negócio. Quando você entende quem é o seu público, pode criar uma estratégia que seja relevante e eficaz para atingi-los.

‘’Faça pesquisas para entender quem são seus clientes em potencial, como pensam e se comportam. Isso permitirá que seja possível adaptar a marca para atender às necessidades e expectativas do público-alvo’’

Conte uma história (storytelling)

Contar a história da sua empresa é uma parte importante da construção de uma marca forte e bem estruturada. Uma narrativa bem contada pode ajudar a criar uma conexão com seu público, tornando sua identidade memorável.

‘’As pessoas se conectam com histórias, então conte a sua de forma autêntica. Dessa forma, será possível criar uma conexão emocional entre a marca e seus clientes, e não apenas uma relação comercial.’’

Priorize a experiência do cliente

Clientes satisfeitos são mais propensos a comprar novamente e a recomendar uma marca para outras pessoas, por esse motivo, é necessário atentar-se a fatores como um atendimento excepcional e personalizado, bem como a simplificação de um processo de compra.

‘’Essa é uma parte importante do branding, então certifique-se de que sua empresa forneça experiências positivas em todas as interações com o cliente. Vale lembrar que ao priorizar esse contato, você estará criando um diferencial competitivo para sua marca’’.

Seja autêntico

Autenticidade é um processo que envolve tempo, esforço e consistência. Ser transparente, criar uma voz e uma personalidade, fazem com que as marcas se destaquem cada vez mais no mercado competitivo.

‘’É crucial construir a confiança do cliente, e para tanto, é necessário que sua marca seja sempre transparente em suas ações e em sua comunicação. Vale reforçar a importância de ouvir o que seu público tem a dizer, dessa forma você será capaz de aprimorar seu produto, serviço ou comunicação, construindo uma base cada vez mais sólida e relevante’’, finaliza o empresário.

IDK

A IDK, é a primeira comtech do País, une tecnologia com design e comunicação, resultando em experiência e alta performance. Com o objetivo de ajudar o cliente a transformar suas aspirações em realidade, construir conexões reais e aprender com os resultados, a comtech auxilia grandes empresas nas frentes de branding, mídia, dados, gaming content, produção de vídeo, digital development, service release, experiência do cliente, UI, UX/CX research e CRM). A tecnologia não é o fim, é apenas o meio, essa é a IDK, seja muito bem-vindo!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *