Franquias 2023: tendências, dicas e ideias de negócios

Franquias 2023: tendências, dicas e ideias de negócios

No mundo dos negócios, o franchising é considerado uma alternativa mais segura para empreender, e nós fomos ouvir diversos consultores especializados para saber como vão estar as franquias 2023 e saber as novidades do mercado.

Assim, você que quer abrir um negócio próprio este ano vai saber os caminhos para realizar esse sonho e encontrar a franquia ideal.

 

Tendências para as franquias em 2023

De acordo com Rodolfo Olivo, professor da FIA Business School, a economia em geral deve ficar mais movimentada no Brasil em 2023:

“Neste contexto, as franquias de serviços e novos produtos podem ser uma boa aposta, pois os consumidores cada vez mais buscam comodidade, conveniência, experiências personalizadas e novos produtos.

Essa busca é impulsionada por um possível cenário de mais renda disponível dos consumidores e menos incertezas políticas”,salienta Olivo, sobre o  cenário para investimento em franquias para 2023.”

O início de um novo ano marca o início de novos projetos, 2023 começa com a entrada de um novo governo, gerando expectativas do mercado.

“Essas expectativas são reforçadas por um discurso de incentivo ao aumento real do salário-mínimo, do PIB e da renda da população”,explica Olivo a respeito do cenário para investimento em franquias para 2023.”

De acordo com Olivo, além de levar em consideração sua disponibilidade financeira, deve também ver a solidez e suporte que os franqueadores oferecem, além de suas expectativas de retorno e perfil enquanto franqueado.

Ao se preparar para o passo a passo para planejar a comprar de uma franquia, você deve ter sempre em mente que deve pensar em longo prazo.

“Por exemplo, um potencial franqueado que considera um imenso sacrifício trabalhar à noite e aos domingos não deveria considerar franquias de alimentação, cujo maior movimento é justamente neste horário”,explica ele.

Microfranquias 2023

No franchising há inúmeras opções de investimento e também tipos de negócios, começando com as  franquias com valores mais baixos de investimento inicial e com retorno muito rápido.

Isso pode vir a ser um bom negócio para aqueles que estão com dinheiro querendo investir e ainda estão com algumas dúvidas sobre o que fazer, recomenda Fernando Marchesini, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

É importante sempre acompanhar as notícias da economia em relação ao cenário para investimento em franquias para 2023, pois algumas mudanças podem, no futuro, gerar impactos para todos os setores”.

É o que explica também Nadia Nogueira, sócia-diretora da Acasa Gestão e Franquias.

“Nesse sentido, olhamos a fotografia do momento atual da economia no Brasil e no mundo, mas também avaliamos as tendências para os próximos anos.

Hoje temos um cenário de inflação em queda e juros ainda altos no Brasil, mas há a perspectiva de crescimento econômico e possibilidade de redução desses indicadores em 2023 e nos anos seguintes”, analisa ela.

“Em se tratando de abertura de novos negócios, recomeçamos a olhar oportunidades além das necessidades”, considera a consultora Nadia.

 

Recomendações antes de abrir uma franquia em 2023

  1. Estudar o segmento no qual pretende ingressar para avaliar a atratividade desse nicho e quais serviços e produtos se destacam para receber o seu investimento;
  2. Saber sua disponibilidade financeira para investir, a solidez e suporte que os franqueadores oferecem, além de suas expectativas de retorno e perfil enquanto franqueado;
  3. Detalhar essa capacidade de investimento ao ponto de ela ser necessariamente sem endividamento (o crédito ainda tem taxas muito elevadas);
  4. Em se tratando de investimentos, conhecer o perfil é parte importante no planejamento, por isso certifique-se de que tem o perfil para atuar nesse sistema.
    Ele exige bastante dedicação ao dia a dia do negócio, contato com clientes e colaboradores, atualização e treinamento constante;
    Converse com outros franqueados e procure entender bem o dia a dia e os desafios desse tipo de empreendimento.
    Entenda como franquias de sucesso se destacam;
  5. Ter capital de giro suficiente para aguardar o ponto de equilíbrio do novo negócio.
    O começo é mais difícil, leva um tempo até ter lucro, então você precisa de uma reserva pessoal;
    Na sua análise sobre o cenário para investimento em franquias para 2023, avalie o valor do investimento e como funciona o cálculo e o prazo de retorno
  6. Busca por investimentos que gerem uma relação entre o capital investido e os benefícios de se ter o próprio negócio.
    Essa decisão pode passar pela escolha de franquias que participem de um mercado com demanda aquecida, mas que o produto ou serviço não seja mera onda a se dissipar em pouco tempo na praia.
    E, principalmente, por redes bem estruturadas, inovadoras e que acompanhem as principais tendências do mercado, com investimento em tecnologia e diversificação de canais de comercialização;
  7. A forma de divulgação das marcas, produtos e serviços têm sido cada vez mais decisivos para bons resultados em vendas.

 

Investindo no franchising em 2023

Ao se preparar para o cenário para investimento em franquias para 2023, é importante esteja atento ao marketing e como investir da melhor forma para retorno positivo.

Para você ter sucesso em franquias deve ter entusiasmo e um sonho em mente.

Ao mesmo tempo deve manter os pés no chão e entender que todo um esforço prático e diário é necessário para a continuidade bem-sucedida do negócio.

Parcerias com outros franqueados, o cumprimento de normas da empresa franqueadora, atendimento a clientes, e lidar da melhor forma possível com os desafios do dia a dia, são essenciais, porque nada é fácil.

De acordo com Nuno Manoel Martins Dias Fouto, Professor Doutor da FEA-USP,  todo setor de serviços é interessante, desde que se saiba correr o seu risco específico e se tenha boa experiência em gestão de negócios.

A carência de profissionais competentes prestadores de serviços de infraestrutura, de alvenaria à TI é notável.

Serviços associados a uma vida saudável também são boas opções”, destaca ele Por isso é importante estar preparado para esse esforço de dedicação.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *