Empresários têm papel fundamental para uma contabilidade mais eficiente

Empresários têm papel fundamental para uma contabilidade mais eficiente

De acordo com Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, contar apenas com uma pessoa de confiança para cuidar das finanças, nem sempre é o suficiente para alcançar os melhores resultados

Ao longo das últimas décadas, a contabilidade se estabeleceu como uma das áreas mais vitais para o sucesso das empresas. Além de ser responsável por garantir a conformidade com as normas fiscais e regulamentares, o setor desempenha um papel crucial no fornecimento de informações financeiras precisas e relevantes para a tomada de decisões estratégicas.

Com isso em mente, o empreendedor deve se fazer presente para estabelecer a área de contabilidade e torná-la um agente-chave no crescimento e desenvolvimento de sua própria empresa.

Para Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, muitos gestores pecam ao escolherem a pessoa que irá comandar o setor de contabilidade. “Quando alguém abre uma empresa é extremamente comum que a escolha para o comando do setor financeiro seja uma pessoa de confiança para o empresário. Muitas vezes um amigo, irmão ou até mesmo vizinho. No entanto, na área de contabilidade, costumamos dizer que o verbo não é ‘confiar’, mas sim ‘conferir’. Uma pessoa de confiança, porém incompetente, pode causar um enorme estrago financeiro”, relata.

De acordo com o especialista, um movimento equivocado pode oferecer sérias consequências. “O dono do empreendimento pode estar realizando ações ineficientes em relação ao negócio e, sem uma pessoa experiente, com bagagem no setor financeiro e contábil, essas decisões podem passar despercebidas e serem a razão pelas dificuldades enfrentadas por uma empresa”, pontua.

Jhonny acredita que sim, é necessário ter um contador de confiança. No entanto, a competência é a virtude que deve prevalecer. “Isso porque quando um gestor é auxiliado por um profissional competente, existe uma grande troca de valores com o intuito de melhorar as operações daquele negócio. Se um empresário está pagando uma enorme quantidade de juros devido a antecipação de recebíveis, por exemplo, um contador irá identificar maneiras para minimizar esses gastos, sem gerar impactos no capital de giro da organização”, declara.

As dificuldades, muitas vezes vistas como adversidades, podem ser grandes oportunidades se existir um controle financeiro eficiente. “Para qualquer problema, existe uma solução. E esse é, justamente, o papel de um controle contábil robusto e eficiente, capaz de auxiliar gestores a alcançarem os números e resultados que sempre foram planejados e idealizados”, finaliza o vice-presidente do SERAC.

Sobre Jhonny Martins

Jhonny Martins é vice-presidente do SERAC, uma das maiores referências de negócios e contabilidade, conhecido como o contador das estrelas. É o parceiro estratégico de grandes empresários e personalidades da mídia, direcionando o crescimento sustentável de diversos negócios.

Possui qualificação e acredita muito no poder de gestão de negócios e no empreendedorismo. Ele auxilia e direciona novos empresários a alcançarem o próximo nível com soluções contábeis, jurídicas e de gestão, impactando positivamente vidas de clientes, parceiros, colaboradores, amigos e familiares.

Jhonny é contador e advogado pela PUC-SP com especialização em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP e MBA em Gestão Tributária pela USP.

Sobre o SERAC

O SERAC é um hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia.  Com quase 300 colaboradores atendemos mais de 3.000 clientes recorrentes presentes em 20 estados brasileiros, independentemente do porte ou opção tributária.

Entre seus clientes estão grandes marcas como XP Investimentos, Bradesco, Loggi, Farmais, G4 Educação, Óticas Diniz, Mundial Calçados e, também, empresários e personalidades da mídia, como Boca Rosa, Thiago Nigro, Flávio Augusto, Joel Jota, contando com equipe especializada no mercado digital. Instagram: @sou_serac

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *