6 técnicas para aperfeiçoar sua comunicação virtual

6 técnicas para aperfeiçoar sua comunicação virtual

Segundo a FGV, a pandemia acelerou a integração das capacidades humanas com as digitais

Segundo a Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, realizada pelo Centro de Tecnologia da Informação Aplicada (FGVCia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), o Brasil chegará à marca de um computador (desktop, notebook e tablet) por habitante no início de 2023. As vendas em 2021 tiveram um crescimento de 27%, alcançando a marca de 14 milhões de unidades.

Aulas, lives, webinars e videoconferências se tornaram comuns desde o início da pandemia, mudando a rotina profissional e a forma de se comunicar. De acordo com os pesquisadores, trabalhar e estudar de forma híbrida ou blended resultaram em uma solução que integra e potencializa as capacidades humanas com as digitais.

Entretanto, nem todo mundo possui habilidade com a comunicação virtual, tanto na questão operacional, mas, principalmente, no quesito expressividade.

“Apesar de já ser comum há tempos, muitas pessoas não têm o hábito ou até não gostam de se comunicar por vídeo. Mas, com a nova realidade, se tornou inviável não aderir ao universo digital”, afirma Cristiane Romano, coordenadora da pós-graduação em Liderança da EBPÓS, mestre e doutora em Ciências e Expressividade pela USP.

Para driblar o desconforto x necessidade, a especialista cita 6 estratégias que irão trabalhar sua expressividade, melhorando três pontos fundamentais: voz, postura e conteúdo.

Tenha objetividade e clareza

Quando falamos de mídia digital, é fundamental ser objetivo e passar a mensagem de forma clara, lembrando que seu discurso pode ser óbvio para você, mas não para quem te assiste.

“Antes de elaborar seu vídeo, tenha em mente as respostas das seguintes perguntas: Qual é o meu público? Quais os desafios da minha audiência? O que eles esperam de mim? Como eu quero que este vídeo impacte as pessoas? Com essas respostas, fica mais fácil partir para a escolha do vocabulário e conteúdo. E sempre avalie se este conteúdo condiz com o que você pretende, seja informar, vender ou ensinar”, pontua Cristiane Romano.

Pratique o aquecimento vocal

A forma como você usa a voz pode mudar completamente a sua mensagem. Para transmitir credibilidade, module sua voz de acordo com o conteúdo a ser passado.

Antes de iniciar um vídeo, faça aquecimento vocal, para que sua emissão seja suave e, ao mesmo tempo, sem soprosidade (ar na voz). “Para trabalhar o aquecimento vocal, o ideal é buscar acompanhamento com um fonoaudiólogo”.

Trabalhe a expressão corporal

A comunicação não verbal é um recurso imprescindível que complementa a mensagem, como a expressão facial, por exemplo. “O rosto é a parte do corpo que costuma ficar mais exposta no vídeo. Por isso, explore, com bom senso, o olhar, o meneio de sobrancelha, o sorriso e qualquer outro recurso que esteja no contexto do assunto. E utilize os movimentos de mãos e braços sutilmente”, aconselha a coordenadora da EBPÓS.

Mas, se estiver com os músculos contraídos, seu desempenho será afetado. Por isso, faça estes exercícios de relaxamento:

– Gire a cabeça para o lado direito e para o lado esquerdo.

– Movimente a cabeça para cima e para baixo.

– Faça caretas, procurando usar todos os músculos do rosto.

Cuidado com dicção e pronúncia

Para expressar bem, é preciso treinar voz e dicção. Realizar leituras em voz alta ajudará a perceber seus vícios de linguagem, bem como pronúncia inadequada e erros de concordância.

Atente-se ao falar de forma clara e precisa, articulando todos os fonemas. Cuidado para não parecer artificial. Os movimentos de uma boa articulação devem ser naturais, sem exageros, como não abrir a boca demasiadamente, por exemplo.

Foque nas palavras-chave

Enfatize as palavras de maior valor, ou seja, aquelas que você quer fixar na mente do público e relacioná-las a sua imagem. Por exemplo, se seu objetivo é dar dicas sobre carreira, reforce as palavras-chave, como futuro, objetivo, meta, sucesso, entre outras que remetam ao tema central.

“Na introdução, as três primeiras frases precisam ser de impacto e responder a dor, ou seja, a necessidade da pessoa em lhe assistir até o final. Aposte também nas perguntas reflexivas, que despertam curiosidade e motivam a audiência”.

Aposte em um script

Um roteiro bem feito, com tópicos alinhados ao seu tema, será de grande suporte para você não se perder e sentir mais segurança na apresentação. Faça também um breve resumo para cada tópico, caso dê um branco momentâneo.

“Vale lembrar que a expressividade será o seu diferencial. Pratique-a e potencialize seus recursos e suas qualificações. A partir do momento em que você se expõe virtualmente, todos os itens acima devem ser trabalhados minuciosamente, para garantir solidez e confiança em tudo o que você transmitir”, finaliza Cristiane Romano.

Sobre a EBPÓS

A EBPÓS (Escola Brasileira de Pós-Graduação) é uma instituição que oferece mais de 10 cursos de pós-graduação, MBA e extensão em áreas como Liderança, Direito, Contabilidade, Engenharia, Arquitetura, entre outros. As aulas são 100% online e ao vivo, acessíveis em qualquer região do país, e ministradas por um corpo docente composto por profissionais comprovadamente qualificados em suas respectivas áreas. Além de certificada e credenciada pelo MEC (Ministério da Educação), a EBPÓS conta com mais de 20 instituições parceiras, como UNIBF, CAAD-DF, OAB-Anápolis (Comissão Tributária do Agronegócio), CRC-MA, CRC-AM, IBAPE-DF, CREA-SC, entre outras.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *