Ações pedem atenção para saúde mental no trabalho
A Associação Brasileira de Psiquiatria calcula que, depois da pandemia, o país viu crescer em 25% o número de doenças psiquiátricas, com implicações no trabalho. O Ministério da Saúde acaba de anunciar a criação de um departamento dedicado ao tema. Lançada para divulgar a importância da saúde mental, a campanha do Janeiro Branco traz alertas e o lema “A vida pede equilíbrio”.
A psicóloga Angela Alves reforça a necessidade de o debate sobre o problema chegar cada vez mais às empresas.
“É de extrema importância o bem-estar físico e psicológico dos funcionários no ambiente corporativo. O gestor precisa saber ouvir, valorizar e promover a interação entre equipes”, aconselha a psicóloga.
Especializada em dependência química, Angela Alves tem mostrado aos gestores como a prevenção aos impactos psicológicos é estratégica para o ganho de todos, no dia a dia.
“Com saúde mental, podemos ser mais habilidosos e eficientes diante dos desafios”, diz a psicóloga, que falou sobre “Janeiro Branco nas empresas”, no primeiro Café Empresarial da CDL Niterói de 2023.
Segundo ela, é preciso estar atento aos sinais para manter o ambiente e a cabeça em equilíbrio.
“É interessante reforçar a comunicação interna; promover treinamento e capacitar lideranças sobre saúde mental; possuir um canal aberto para ouvir funcionários e ter o retorno das ações; cuidar do bom clima organizacional; oferecer benefícios e flexibilizar a jornada”, lista a psicóloga.
Deixe um comentário