Com Rio Quente Resorts e Costa do Sauípe como destino sustentáveis, Aviva reforça sua agenda ESG com lançamento de relatório de sustentabilidade

Com Rio Quente Resorts e Costa do Sauípe como destino sustentáveis, Aviva reforça sua agenda ESG com lançamento de relatório de sustentabilidade

Projetos ligados ao cuidado com as questões ambientais sempre fizeram parte do DNA da empresa, que conta com uma agenda ESG 2022-2025 com 16 temas prioritários

A Aviva, plataforma de entretenimento detentora do parque aquático Hot Park e dos destinos Rio Quente Resorts (GO) e Costa do Sauípe (BA), está comprometida a estabelecer uma agenda ESG alinhada aos mais altos padrões mundiais de sustentabilidade. A companhia, que tem trabalhado para desenvolver ações focadas em ESG, comemora a Semana do Meio Ambiente com o lançamento do seu relatório de sustentabilidade e com uma série de transmissões ao vivo no canal do Youtube da startup SDW (Sustainable Development & Water For All), entre os dias 5 e 7 de junho, para debater projetos socioambientais, ESG e meio ambiente.

Há tempos que o tema vem ganhando relevância nas empresas e, além de contribuir para mitigar a degradação ambiental, também incentiva uma agenda mais intensa em diversidade, equidade e inclusão. Neste contexto, a agenda ESG 2022-2025 da Aviva foi estruturada e conectada à estratégia de negócio da empresa e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU por um mundo melhor, com um cronograma para 16 temas materiais prioritários. “Temos o compromisso de proteger o meio ambiente, promover a inclusão e a diversidade, e manter práticas éticas e transparentes em todos os aspectos de nossos negócios. Nosso foco em sustentabilidade e ESG está atrelado ao reconhecimento do papel vital que desempenhamos na construção de um mundo melhor para as gerações futuras”, comenta Alessandro Cunha, CEO da Aviva.

Na frente social, há anos que a Aviva tem uma forte preocupação com o tema diversidade e inclusão. Todo ano a empresa realiza ações como o Dia Nacional da Alegria, no qual o Hot Park recebe gratuitamente cerca de 3.000 crianças vindas de 60 instituições de diversas regiões do Estado de Goiás e que conta com a colaboração de mais de 100 voluntários. Além disso, internamente, desde 2019, é realizado um projeto voltado para a diversidade, trazendo colaboradores de diferentes áreas para serem embaixadores e ajudar a disseminar ações para conscientização desse tema por meio de um Comitê de Diversidade. A empresa investe em treinamentos e conscientização para criar um ambiente diverso e respeitoso para todos.

No que se refere à governança, a empresa conta com um Canal de Ética e canal de denúncias operado pelo consultor externo ICTS Outsourcing – empresa especializada que garante total independências na recepção, confidencialidade, triagem e direcionamento dos eventos reportados, aberto ao acesso de todo o público, disponível através do site, e-mail e telefone.

Na frente ambiental, em 2022, os resultados foram positivos. Nesse período, no que se refere ao tratamento de água, foram produzidas internamente oito toneladas de cloro à base de água, sal e energia, resultando em um sistema seguro e eficiente. A preocupação com o reuso de água, reciclagem de resíduos e diversificação de matriz energética, bem como um olhar atento à preservação da fauna também são pontos de destaque na atuação responsável da companhia.

Disponibilidade hídrica e acesso à água

A Aviva monitora, com a ajuda de parceiros locais, a água desde quando ela entra nos complexos de seus destinos até ser devolvida para a natureza. “Aquíferos e Mananciais” é um tema prioritário na agenda ESG da companhia pela representatividade do recurso no funcionamento dos destinos. Tanto o Hot Park quanto Rio Quente Resorts e Costa do Sauípe estão integrados à natureza.

Para isso, foram revisados todos os processos, desde o consumo até o tratamento e volume de retirada de água do manancial. Desde 2010, há uma Estação de Tratamento de Efluente no Rio Quente Resorts, com capacidade para tratar até 1.800 m³/dia de efluente, com eficiência média de 85,5% de remoção da carga orgânica, minimizando o impacto negativo e protegendo os mananciais.

No Rio Quente Resorts e no Hot Park, ambos em Goiás, a água utilizada vem de um sistema próprio alternativo, não dependendo de abastecimento público e, portanto, diminuindo o impacto dos empreendimentos na comunidade em que estão inseridos. A água destinada à balneabilidade do Hot Park e potabilidade de todo o complexo é tratada com cloro produzido no local. Toda a água do complexo é tratada, reutilizada e devolvida para a natureza em padrão de qualidade sustentável.

Em Goiás, estas ações são parte do Projeto Águas, que contribui na proteção das nascentes da região e regeneração das que foram degradadas em fazendas do entorno. A Aviva apoia com estudos técnicos e doação de mudas nativas produzidas em seu viveiro. Dentro do projeto também avalia o uso de todas as fontes, inclusive no entorno da Serra de Caldas Novas, para combater o uso indiscriminado das águas e promover a proteção do Aquífero Termal.

Recuperação de áreas degradadas

Desde 2011, a Aviva realiza monitoramento semestral da fauna e flora, analisando comparativamente dados da biodiversidade local com a Unidade de Conservação – UC PESCaN, em que 90% das espécies em sua área de influência são similares às espécies presentes na unidade. A companhia realiza a recuperação de 6,14 hectares de áreas degradadas com compensação ambiental e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), onde foram plantadas 1097 mudas e produzidas 260 mudas. 93% da área já foi plantada com 363 mudas nativas.

O Rio Quente é um complexo ecológico no centro-oeste do Brasil, imerso em 49 hectares de flora abundante, bosques e vegetação nativa totalmente preservada. Neste cenário, o empreendimento tem em seu escopo a criação de um corredor ecológico que faz a conexão de sua reserva legal ao Parque Estadual da Serra de Caldas Novas – PESCaN, proporcionando a regeneração da área. “Sempre pautados pela ética, responsabilidade e transparência, seguimos, juntos, construindo um futuro melhor para todos, no qual as próximas gerações poderão viajar e se divertir com propósito em destinos cada vez mais sustentáveis”, completa Cunha.

Para ler o relatório completo acesse https://www.rioquente.com.br/assets/client/pdf/relatorio-sustentabilidade-2022.pdf

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *