Venture Hub reúne diretores, executivos e líderes de empresas em evento que destaca a importância da transformação cultural nas organizações

Venture Hub reúne diretores, executivos e líderes de empresas em evento que destaca a importância da transformação cultural nas organizações

Segunda edição do Inovação 360° abordou como a transformação cultural eleva e impulsiona as organizações, o papel da liderança durante a jornada e como engajar times internos

Campinas, São Paulo –  A Venture Hub realizou em seu hub de inovação de Campinas a segunda edição do Inovação 360°, evento que reúne diretores, gerentes e líderes para uma roda de conversa sobre temas ligados à inovação. Nesta edição, o foco foi a transformação cultural nas organizações. O bate-papo permeou entre o impacto da cultura de inovação dentro das empresas, o porquê a liderança corporativa deve se atentar ao processo, como realizá-lo e possíveis barreiras impeditivas.

A discussão contou com a participação de Evandro PereiraLucas Pires e Fernanda Castro, líderes de inovação na Plastipak Brasil, NN Autocam e Avery Dennison Brasil, respectivamente. No decorrer do painel, os representantes comentaram como foi vivenciar a mudança cultural nas empresas, as lições aprendidas durante a jornada e as melhores práticas para medir e avaliar o progresso de uma transformação cultural.

Dentre os insights valiosos abordados ao longo da conversa, os participantes destacaram os seguintes tópicos:

  • Como engajar os times internos;
  • O papel imprescindível dos líderes para que de fato ocorra a reestruturação;
  • Como a cultura de inovação renova o senso de propósito nos colaboradores.

Para Lucas Pires, o principal fator que deve ser executado para garantir com sucesso a transformação cultural e alcançar os resultados esperados é o comprometimento da diretoria com o processo.

“É uma ação na qual deve ser aceita e iniciada pelos níveis superiores para que posteriormente seja disseminada em cadeia em todos os níveis corporativos. Ou seja, é uma iniciativa que se inicia de cima, mas os resultados obtidos vêm debaixo para cima”, explicou o executivo.

Ainda sobre importância do papel da liderança, Evandro Pereira disse que é fundamental que os líderes das organizações proporcionem ambientes lúdicos para suas equipes, para estimular a geração de ideias, levar o protagonismo para os colaboradores e aumentar o envolvimento deles em projetos.

“O nosso papel é criar esse lúdico e demonstrar que acreditamos nele, para que as pessoas também possam acreditar e se lançar. O fato de possibilitar esse espaço, estimulando a co-criação e participação, fará com que as empresas tenham cada vez mais colaboradores que pensem de maneiras diferentes”.

Porém, como Evandro reforça, não adianta proporcionar o ambiente lúdico e cobrar por resultados instantaneamente, mas promover um local que não puna quem está tentando buscar maneiras inteligentes e diferentes para trazer resultados. Caso aconteçam erros decorrentes dessas iniciativas, entender e aprender com isso, pois faz parte do processo.

Assim, a partir do momento em que a alta gestão participa da transformação cultural, incentivando seus times e se envolvendo ativamente nos projetos, os colaboradores também começam a incorporar o mindset do processo no dia a dia.

Conforme a Avery Dennison mostrava que realmente acreditava na jornada, querendo explorar novas oportunidades, os times internos ficavam mais engajados com os processos da organização, querendo participar de todas as ações.

“Quando você consegue criar esse tipo de sentimento nas pessoas, você está sendo muito bem sucedido, porque as pessoas não querem estar fora do que está sendo promovido. E isso faz com que o engajamento seja muito mais forte e o comprometimento com resultados seja ainda maior”, afirmou Fernanda.

“A partir do momento em que as pessoas começaram a compartilhar suas experiências, colaboradores com mais de 30 anos de empresa disseram que ganharam um novo propósito para trabalhar. Isso é algo muito forte, pois é um colega, uma pessoa, que está falando isso”, complementou a executiva.

Para encerrar a segunda edição do evento Inovação 360°, os painelistas comentaram que é importante as empresas saberem onde elas estão direcionando os esforços das equipes na busca por resultados, e redirecionar a energia caso não esteja sendo efetivo. Além disso, eles incentivaram os convidados a iniciarem projetos de transformação cultural, de maneira simples, para que no futuro eles possam enxergar como aquela ação conseguiu elevar e impulsionar a empresa.

A Venture Hub pode ajudar as organizações a serem protagonistas no processo de inovação. A empresa pode apoiar as companhias por meio de iniciativas estruturadas, que englobam desde movimentos de transformação cultural até ações mais específicas e aprofundadas de inovação aberta.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *