Sucesso profissional e maternidade: como lidar com a culpa?

Sucesso profissional e maternidade: como lidar com a culpa?

A psicóloga Monique Stony e a cofundadora do Do It Girls Club, Brunna Duarte, refletem sobre o tema e trazem dicas para as mulheres

Ter sucesso profissional e ser uma boa mãe é possível? Como lidar com a culpa de ter filhos e, ao mesmo tempo, não conseguir dedicar todo o tempo do mundo para eles porque os negócios também requerem atenção?

Brunna Duarte é head de Marketing e uma das fundadoras do Do It Girls Club

Para Brunna Duarte, head de Marketing e uma das fundadoras do Do It Girls Club, comunidade de networking e conteúdo voltado para empreendedoras e executivas, a questão realmente é desafiadora para as mulheres. “Carreira e maternidade foram durante muito tempo palavras que não poderiam coexistir. Mas entendemos que é possível conciliar as duas realidades partindo do pressuposto de que você não precisa ser incrível todos os dias, seja em casa ou no trabalho, mas que o ideal é sempre tentar fazer o melhor. Se você perseguir esse caminho, não vai se frustrar e tão pouco desistir de alguma delas”, explica.

Monique Stony é psicóloga e escritora do livro “Vença a Síndrome do Degrau Quebrado

De acordo com Monique Stony, psicóloga com mais de 15 anos de experiência como executiva de Recursos Humanos em organizações multinacionais e escritora do livro “Vença a Síndrome do Degrau Quebrado”, que tem como objetivo apoiar mulheres na conciliação de carreira e maternidade, a sociedade normalizou como principal papel da mulher o de mãe e cuidadora. “Por isso é comum que a sociedade espere dela e que a própria mulher se sinta a principal responsável pela criação dos filhos. E quando ela passa a assumir outro papel junto com a maternidade, como o de profissional, por exemplo, ela sente que precisa dar conta de tudo para que não “fracasse” no seu papel primordial, que é ser mãe. Só que essa tarefa é impossível de ser realizada. Não é possível dar conta de tudo o tempo todo. A não aceitação disso é o que acredito gerar o sentimento de culpa”, diz.

Brunna acredita que, em alguns momentos, é preciso dar mais ênfase à carreira e, em outros, à maternidade. “Não significa que você está dando mais importância a uma coisa ou a outra. Significa simplesmente que você está equilibrando os dois pontos da sua vida para que não tenha de desistir de nenhum deles”, afirma.

De acordo com a executiva, muitas mulheres podem sentir culpa por não conseguirem estar presentes em todos os momentos dos filhos por se dedicarem ao campo profissional. “Mas isso faz parte. Talvez você não consiga cozinhar para seu filho todos os dias, por exemplo, mas está tudo bem porque você está fazendo outra coisa que faz bem para você e para ele também”, pondera Brunna.

Entender que ninguém é uma supermulher é um ponto fundamental, segundo a cofundadora do Do It Girls Club, para que a conciliação entre carreira e maternidade funcione melhor. “Não podemos querer ser perfeitas em tudo. E precisamos entender que  nossos filhos podem ter acesso a carinho e afeto por outras pessoas também. Ter uma rede de apoio é fundamental para a mulher trabalhar. Nem falo do pai, que já teria 50% da responsabilidade. É escola, babá, creche, alguém que pode cuidar bem do seu filho. Alinhando esses aspectos, conseguimos diminuir nossa culpa em relação ao trabalho para ter uma vida um pouco mais equilibrada”, avalia.

Ter uma rede de apoio materno também é um ponto ressaltado pela psicóloga Monique Stony. “Para conseguir se dedicar à carreira é crítico contar com uma rede de apoio materno, seja creche, escola, parentes. Abra mão do controle, peça ajuda, delegue as atividades que não são prioridades para você. Por último, tenha foco nos seus objetivos pessoais e profissionais, mas viva um dia de cada vez. Quando focamos no momento presente, conseguimos enfrentar os desafios no nosso caminho, com o nível de energia e resiliência que são fundamentais para a conciliação de carreira e maternidade”, sugere.

Ela também afirma ser fundamental entender que deveria existir corresponsabilidade entre os pais no processo de criação e cuidados dos filhos. “A carga não deveria estar pesando para o lado da mãe. Portanto, é muito importante que a mulher deixe de se enxergar como a única ou principal responsável e faça uma revisão de papéis e responsabilidades dentro de casa”, conclui.

Sobre Monique Stony

Monique Stony é psicóloga e possui mais de 15 anos de experiência atuando como executiva de Recursos Humanos em organizações multinacionais e apoiando o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres. Faz parte do grupo Mulheres do Brasil, onde atua como mentora de carreira de jovens negras. Criou o canal @maesnalideranca no Instagram onde mostra o dia a dia, os desafios e as estratégias da mulher moderna na realização de seus objetivos pessoais e profissionais. Oferece serviços de mentoria, além de palestras e treinamentos corporativos para a liderança e, atualmente, está lançando  um livro com o propósito de ajudar mulheres a conciliarem carreira e maternidade.

Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Administração com ênfase em Estratégia pelo COPPEAD/UFRJ, além de ter participado de cursos internacionais de educação executiva e aprimoramento profissional em instituições como Stanford, INSEAD e Beck Institute. Monique foi reconhecida duas vezes como um dos profissionais de Recursos Humanos mais admirados do país pela Instituição Gestão RH.

Para mais informações:

https://www.instagram.com/maesnalideranca/

www.moniquestony.com.br

Sobre Brunna Duarte

Formada em comunicação pela PUC e pós-graduada em Administração pela FGV, já realizou diversos cursos nas áreas de CX e Design Thinking. Desenvolveu sua carreira em grandes empresas multinacionais, sempre procurando atuar de forma criativa e inovadora.

Sobre o Do It Girls Club CLUB

Do It Girls Club é um ecossistema feminino que transforma a vida de mulheres através de uma rede única de networking e conteúdos exclusivos. A iniciativa tem como propósito ajudar mulheres a alavancarem suas vidas, carreiras e resultados mais rápido, através de um ambiente de crescimento, colaboração e de novas conexões. Com o lema menos competição e mais colaboração entre mulheres, as idealizadoras já impactaram mais de 20 mil pessoas e geraram mais de 15 milhões de negócios realizados entre as participantes ativas da comunidade. Para mais informações, acesse https://doitgirlsclub.com.br/, pelo instagram @doitgirlsclub, facebook @doitgirlsclub e linkedin https://www.linkedin.com/company/doitgirlsclub/

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *