Estudo da Tunad aponta que “Vale Tudo” impulsionou 12x mais marcas e anunciantes

Estudo da Tunad aponta que “Vale Tudo” impulsionou 12x mais marcas e anunciantes

Resultados confirmam o potencial comercial da exposição em TV aberta durante períodos de atenção aquecida.
Dados foram extraídos por meio das ferramentas de monitoramento da Tunad, com recorte diário e mensal entre março e outubro de 2025_

Mesmo após o fim da exibição da novela “Vale Tudo”, a trama continua movimentando o interesse do público: só a personagem Odete Roitman registrou mais de 59 mil buscas em um único dia. Um levantamento realizado pela Tunad, empresa de inteligência de mídia e engajamento de marcas, revela o poder do conteúdo das novelas como plataformas de atenção e influência.

O estudo analisou o volume de buscas no Google em torno da exibição atual de Vale Tudo, da TV Globo, com destaque para o interesse renovado pela personagem Odete Roitman e o impacto direto sobre as marcas que anunciaram durante os intervalos comerciais.

Entre março e outubro de 2025, o termo “Odete Roitman” acumulou mais de 1,4 milhão de buscas, com pico de 59.392 em 7 de outubro, impulsionado pela repercussão de cenas centrais da trama reexibida em horário nobre. No mesmo período, Vale Tudo ultrapassou 5 milhões de buscas, número 12 vezes superior ao de outras novelas, com destaque para os meses de abril (1,06 milhão) e agosto (817 mil).

“Novelas são, sem dúvida, um dos poucos formatos de mídia de massa que ainda conseguem gerar atenção diária em escala nacional. Quando uma marca entra nesse contexto, ela se beneficia de um ambiente emocional e de grande engajamento, que multiplica o impacto do anúncio”, comenta Ricardo Monteiro, sócio e COO da Tunad.

A novela como máquina de atenção diária

Os dados mostram que a trama funciona como uma plataforma de engajamento contínuo, com picos diários muito acima da média de outros conteúdos televisivos. O pico inicial ocorreu em 1º de abril, data da estreia, com 95.733 buscas, seguido por nova explosão em 7 de outubro, com 61.182 buscas durante o clímax narrativo. Em vários momentos, o interesse ultrapassou 40 mil buscas diárias superando inclusive eventos noticiosos nacionais.
A análise de uplift, aumento imediato no volume de buscas, considerou dez marcas que anunciaram nos intervalos da novela, comparando os volumes antes e depois das inserções. Os resultados confirmam o potencial comercial da exposição em TV aberta durante períodos de atenção aquecida.

Metodologia

O estudo foi baseado em dados públicos de volume de buscas do Google, extraídos por meio das ferramentas de monitoramento da Tunad, com recorte diário e mensal entre março e outubro de 2025. Foram analisados os termos “Odete Roitman”, “Odete”, “Vale Tudo”, “Mania de Você”, “Renascer” e os nomes das marcas anunciantes.
Os dados foram organizados em séries temporais diárias e agrupados por mês, com cálculos de variação percentual e análise de uplift publicitário para medir o aumento imediato nas buscas logo após os breaks comerciais. O estudo pode ser visto na íntegra aqui: https://bit.ly/4odBAlx.

Mesmo com o fim da exibição há alguns dias, Vale Tudo segue entre os principais assuntos de entretenimento no país, comprovando o poder das novelas como ativos de mídia e cultura popular.

Sobre a TunAd:
A TunAd é uma plataforma de Moment Marketing que monitora, sincroniza e analisa campanhas off-line e online potencializando em média 85% da performance e otimizando em 25% o os planos de mídia das companhias. A startup inovadora, especializada em Big Data, já foi case de sucesso da IBM e do Google, sendo apresentada em eventos dessas companhias nos EUA.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *