Turismo brasileiro segue em alta no segundo semestre de 2024

Turismo brasileiro segue em alta no segundo semestre de 2024

Busca por hospedagens em destinos nacionais aumentou mais de 50%, se comparada com números registrados em 2023

2024 tem sido um ano promissor para o turismo brasileiro, e tudo indica que o segundo semestre será ainda mais lucrativo para o setor. De acordo com um levantamento da plataforma Decolar, houve um aumento de 52% na procura por hospedagens em destinos nacionais – tudo isso somente em julho e agosto. Os dados mostram um interesse crescente dos brasileiros em viajar dentro do próprio país.

Os três destinos mais procurados são Rio de Janeiro, Maceió (AL) e São Paulo, representando um bom equilíbrio entre as belezas naturais das praias brasileiras e o acervo cultural das grandes metrópoles. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a expectativa de crescimento do setor de turismo nacional para 2024 também aumentou, saltando de 2,7% para 2,9%.

Esse aquecimento no setor de turismo não se deve somente aos brasileiros. O número de turistas estrangeiros também aumentou em 2024, registrando uma alta de 7,4% no primeiro quadrimestre do ano. Ao todo, foram mais de 2,92 milhões de indivíduos de outros países visitando o Brasil entre janeiro e abril – marca que fica atrás somente dos números de 2017 e 2018 (2,99 milhões e 3,10 milhões, respectivamente).

Dentre os principais países que aqueceram o turismo brasileiro no primeiro quadrimestre, a Argentina lidera, com 1,07 milhão de visitantes. Contudo, devido à crise econômica que assola o país, sua taxa de turistas se encontra em declínio (atualmente com -11%). Já as demais nações seguem com números muito positivos, com destaque para Chile (32,2%), França (25,5%), Itália (18,5%) e Alemanha (15,7%).

Cenário propício para turismo

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, a queda no valor do real foi determinante para o aumento dos turistas internacionais. A moeda brasileira foi a quinta com o maior declínio no primeiro semestre de 2024, ainda permanecendo em um estado de desvalorização.

Paralelamente, o Ministério do Turismo vem criando ações para estimular os brasileiros a viajarem pelo Brasil, buscando manter os bons números do turismo nacional. Programas como o “Conheça o Brasil: Realiza” e o “Conheça o Brasil: Cívico” oferecem linhas de crédito especiais para professores, estudantes e pesquisadores adquirirem pacotes de viagens em 2024.

Já o “Conheça o Brasil: Voando” garante passagens aéreas mais acessíveis e com direito a alguns serviços adicionais, como é o caso do stopover – quando o turista tem a oportunidade de conhecer uma nova região antes do seu destino final, sem precisar adquirir outra passagem.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *