Emprego, saúde, diversão: moradores da Brasilândia, em São Paulo, participam de evento gratuito de cunho social
Ação do Espro no sábado (25/11) promoveu orientação profissional, oficinas de geração de renda, atendimento à saúde, recreação e distribuição de alimentos
Moradores da Brasilândia, na zona norte de São Paulo, puderam participar no sábado, 25 de novembro, de mais uma edição do Espro em Ação. O evento, aberto ao público, promoveu oficinas sobre geração de renda, elaboração de currículo e pesquisa de vagas de trabalho, além da divulgação de oportunidades de emprego para adolescentes e jovens. Também contou com a distribuição de 347 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social e atrações gratuitas para adultos e crianças.
O Espro em Ação é uma realização do Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica especializada na inclusão de adolescentes e jovens em vulnerabilidade no mercado de trabalho. Retomado após paralisação durante a pandemia, o evento é voltado ao atendimento às comunidades vulneráveis em localidades em que a entidade possui filiais ou polos de atividades.
Segundo o Mapa de Desigualdade da Rede Nossa São Paulo, entre os 96 distritos da capital paulista, a Brasilândia costuma figurar entre os dez piores em critérios relacionados a trabalho e renda, habitação, educação, saúde e segurança pública.
“A combinação de capacitação dos jovens e apoio às suas famílias e comunidades é uma abordagem vital para a redução das desigualdades. Queremos disseminar a importância do aprendizado contínuo para que os jovens desenvolvam todo o seu potencial e se tornem protagonistas de suas histórias, apoiando a criação de ambientes mais igualitários”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.
O evento deste ano contou com a participação de 83 pessoas nas oficinas. Também foram disponibilizados serviços médicos para aferição de glicemia e pressão, com encaminhamento e orientações, com atendimento a quase 300 moradores das imediações. Houve ainda palestra sobre empreendedorismo com apoio do Sebrae, serviços gratuitos de cuidados pessoais (corte de cabelo, manicure e limpeza de pele), assistências para CadÚnico e Poupatempo, bem como apresentações musicais e uma programação de teatro e artes cênicas para as crianças.
O Espro também aproveitou a ação para coletar doações para o final de ano, como roupas, material escolar, itens de higiene básica e brinquedos. As quase 2 mil peças arrecadadas serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade.
Deixe um comentário