Reconhecimento facial baseado em IA ajuda os negócios de alto tráfego – Por: Jarlon Nogueira – CEO, expert em Gestão e Planejamento Administrativo e Comercial e investidor de inúmeros negócios nas mais diversas áreas como Tecnologia, Logística, Alimentícia e outros

Reconhecimento facial baseado em IA ajuda os negócios de alto tráfego – Por: Jarlon Nogueira – CEO, expert em Gestão e Planejamento Administrativo e Comercial e investidor de inúmeros negócios nas mais diversas áreas como Tecnologia, Logística, Alimentícia e outros

O ChatGPT vem causando muita discórdia no mundo todo, mas é fato inegável que a Inteligência Artificial (IA) pode ajudar e muito a todos. Tanto que no Brasil, cada vez mais empresas estão investindo em IA para melhorar seus processos, aumentar a produtividade e diminuir tarefas repetitivas.

Diante disso, eu iniciei 2023 disposto a investir nesta tecnologia, porque acredito que seja mais certeiro do que o Neymar bater um pênalti e acertar (brincadeiras à parte).

E os estudos apontam que essa é uma verdade. Segundo um estudo realizado pela consultoria McKinsey & Company, as empresas que investem em tecnologias de IA têm um desempenho significativamente melhor do que aquelas que não o fazem. As empresas que implementam a IA têm um aumento médio de 5% a 15% em sua receita líquida, além de uma redução de 20% a 50% em seus custos operacionais.

Então, iniciei este ano o desenvolvimento de uma nova solução que une reconhecimento facial com a IA, principalmente, para uso em estabelecimentos com grande circulação de pessoas como shoppings, restaurantes, parques de diversão, casas de espetáculos, entre outros, para oferecer uma solução completa de segurança e análise de dados.

Para criar isso, me uni a quatro gênios da área de Matemática e Estatísticas, sendo que 1 dele é pós-graduado e os outros 3 têm mestrado e pós-doutorado, que são os meus sócios atuais, nessa nova empreitada.

Por meio dessa solução, é possível capturar e analisar informações valiosas sobre os clientes, como comportamento de compra, preferências e satisfação. Sem infringir as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Além disso, as duas tecnologias juntas podem ajudar a melhorar a experiência dos clientes, permitindo que as empresas ofereçam o que os clientes costumam sempre pedir, identifiquem rapidamente os momentos de pico de movimento e reforcem a equipe de atendimento. Também é possível ter uma média de idade, saber o sexo e em breve será capaz de detectar problemas por meio da análise de expressões faciais dos clientes, que será implementado em breve na Pig como MVP.

Tanto que instalei a solução em um dos meus restaurantes Pig Ribs BBQ (Cotia – SP) e na Villa Container (Vargem Grande Paulista – SP) para que seja feita a leitura de expressões faciais por câmeras de segurança. Graças a isso, é feita a contagem de quantas pessoas adentraram ao estabelecimento, bem como a média de permanência dos clientes e o potencial é tão disruptivo que acreditamos em breve sermos capazes de sugerir a comida de preferência de cada cliente.

Vejo que as possibilidades dessa tecnologia são inúmeras e com certeza podem ajudar os tomadores de decisão a serem mais assertivos em seus negócios. Em breve, trarei mais novidades sobre essa solução. Até mais!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *