Microsoft e AMD aceleram a adoção de IA com Ryzen AI

Microsoft e AMD aceleram a adoção de IA com Ryzen AI

A IA é uma das tecnologias mais transformadoras lançadas nos últimos 40 anos, mas aproveitar ao máximo seus recursos requer mais do que apenas o processador ou a placa gráfica mais recente. Grandes mudanças anteriores na computação, como a adoção de software de 64 bits e a introdução de gráficos 3D acelerados no final dos anos 90 exigiam suporte de software significativo, bem como novos recursos sofisticados de hardware. Hoje, a AMD e a Microsoft estão enfrentando esse desafio, trabalhando juntas para criar os blocos de construção que os desenvolvedores e consumidores precisarão para aproveitar ao máximo a IA hoje e no futuro.  

Embora muitas tarefas de IA possam ser executadas em uma CPU ou GPU convencional, esses geralmente não são os locais ideais para executar uma carga de trabalho de inferência de Machine Learning. À medida que mais modelos e cargas de trabalho de IA evoluírem, será vital usar mecanismos de IA especializados no silício projetados especificamente para tarefas de IA para oferecer o desempenho e a experiência certos para os usuários finais. Os novos processadores AMD Ryzen™ 7040 Series com Ryzen™ AI oferecem recursos de IA de ponta por meio de um bloco de processamento on-die dedicado desenvolvido especificamente para lidar com cargas de trabalho de IA – o primeiro de seu tipo para laptops x86 Windows 111. A integração dessa funcionalidade em laptops ultrafinos dará a esses sistemas o excelente desempenho de IA que eles não teriam se dependessem de processadores convencionais. 

A Microsoft está trabalhando para integrar IA ao ecossistema do Windows de várias maneiras diferentes, e o AMD Ryzen AI foi projetado para oferecer suporte a essas inovações. Como exemplo, o AMD Ryzen AI agora é compatível com o Windows Studio Effects. Esses efeitos incluem contato visual (um efeito para compensar os olhos olhando para a tela em vez da câmera), enquadramento automático (um efeito para ampliar e cortar automaticamente a imagem conforme você se move) e efeitos de fundo avançados, incluindo desfoque de fundo. Cada um é projetado para melhorar um aspecto diferente das videochamadas – que, para muitos, se tornaram uma parte importante de seus trabalhos e vidas diárias. Os efeitos do Windows Studio são habilitados por algoritmos de aprendizado de máquina e exigirão uma NPU (unidade de processamento neural) como Ryzen AI.  

Esses recursos avançados baseados no Windows estão disponíveis em laptops com processadores AMD Ryzen 7040 Series com Ryzen AI. Embora ainda estejamos nos primeiros dias de adoção da IA, a importância de um mecanismo de IA dedicado como o Ryzen AI só aumentará com o tempo. A IA já está reformulando amplas áreas do mercado de computação, desde a criação de conteúdo até a videoconferência. À medida que o uso de inteligência artificial cresce, aumenta também a necessidade de hardware e software que possam acelerar essas cargas de trabalho com mais eficiência. Apoiar o nascente mercado de IA não significa apenas oferecer suporte a aplicativos voltados para o consumidor, mas também aos desenvolvedores.  

Como parte de estratégia geral de IA, a AMD está fornecendo acesso antecipado ao software Ryzen AI para desenvolvedores do Windows. Isso permitirá que pesquisadores e desenvolvedores de IA executem cargas de trabalho de IA em processadores Ryzen™ 7040 Series selecionados com Ryzen AI usando a estrutura de IA de código aberto Vitis AI Execution Provider (EP), que é upstreamed no ONNX Runtime com suporte para Microsoft Olive. Este pacote oferece suporte de CPU superior e está configurado para aumentar de forma contínua e progressiva a aceleração do AMD XDNA™ AI Engine praticamente sem impacto na usabilidade. Os desenvolvedores são incentivados a visitar o GitHub para começar.  

“Acreditamos que os mecanismos dedicados de processamento de IA são essenciais para dar vida a um futuro de incríveis experiências de IA no Windows 11”, disse Pavan Davuluri, CVP Windows Silicon and Systems Integration, Microsoft Corp. “Os processadores Ryzen 7040 Series com AMD Ryzen AI são uma ótima maneira de experimentar o Windows Studio Effects agora e, no futuro, para os desenvolvedores executarem cargas de trabalho de IA no ONNX Runtime.” 

Espera-se que a IA impulsione a inovação no ecossistema Windows nos próximos anos, tanto para clientes quanto para desenvolvedores. Os processadores AMD Ryzen 7040 Series com AMD Ryzen AI são a vanguarda de uma nova geração de silício que oferece excelente desempenho, incrível eficiência de energia e experiências únicas não disponíveis em outros processadores x86 atualmente. As novas ferramentas de desenvolvedor que a AMD disponibilizou permitirão que os programadores adicionem ou integrem mais facilmente a funcionalidade de IA, tornando os aplicativos baseados em inteligência artificial mais amplamente disponíveis para o público em geral. Esses recursos estarão disponíveis em mais de 80 laptops equipados com AMD Ryzen AI, tornando-os a melhor escolha para quem procura um notebook potente e moderno. 

Para saber as novidades sobre os dispositivos AMD Ryzen™ AI, visite AMD Ryzen™ AI – Laptops Windows com IA integrada | AMD. 

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *