Marco Aurélio Lima lança o livro ‘Mercado de Vizinhança’

Marco Aurélio Lima lança o livro ‘Mercado de Vizinhança’

Diretor da Shopping Brasil, Marco Aurélio Lima, tem uma trajetória mais do que consolidada como especialista em varejo. São quase 30 anos de experiência em pesquisa de mercado em grandes organizações como a Nielsen, o Grupo Kantar, a GfK, entre outros. E com tanto conhecimento acumulado em décadas de trabalho junto ao varejo, Lima está lançando o livro Mercado de Vizinhança – volume1.

O mercado de vizinhança é um canal que cresceu muitos nas últimas décadas, e sempre está na roda de conversa entres os fabricantes e distribuidores, porém, é muito pouco conhecido. “Ao longo dos últimos 12 anos, tive oportunidade de aprofundar neste ramo de negócios, através de conversas com varejistas, milhares de entrevistas com donos de loja, visitas nas lojas para coletar dados, pesquisas com diversos autores de livros, etc. Percebi que a forma que os fornecedores olham para este canal tem um viés muito grande, querendo comparar com os médios e grandes varejistas, e na realidade deve ser olhada com um viés mais humano e personalizado. Com isso, ganhei paixão por estudar mais a fundo este ramo de comércio, e aproveitei todo este conhecimento para traduzir em livros e ajudar mais os varejistas. A ideia principal é apoiar o varejista a melhorar cada vez mais o desempenho de sua loja, dando dicas, sugestões, recomendações, etc. fazendo ele refletir um pouco mais sobre sua gestão do seu dia-a-dia”, diz Lima.

O livro será lançado durante a APAS Show 2023, que acontece entre 15 e 18 de maio, no Expo Center Norte. “São muitos os temas a serem abordados no Mercado de Vizinhança, então no Volume I desta Coleção (trilogia), começarei pelo básico, primeiro buscando definir melhor o Conceito deste canal, frente às diferentes abordagens que já existem no mercado. Além disso, falarei sobre a Localização da Loja, o Mix de Produtos na visão do Consumidor, o relacionamento com diferentes Fornecedores da cadeia de suprimentos, a precificação e dicas sobre o recursos humanos”.

De acordo com Lima, o Volume I foi pensado em facilitar a gestão do varejista em coisas práticas e rápidas de sempre aplicadas no seu estabelecimento. “Este é o primeiro livro que escrevo, e como é fruto de tantas pesquisas realizadas ao longo de mais de uma década, acaba sendo a consolidação de um sonho. Era uma ideia que tinha começado em meados de 2017, onde a quantidade de informações já era grande e havia interesse de muitas indústrias e distribuidores. Porém, amadureceu fortemente mesmo um pouco antes da pandemia, e agora, conseguimos colocar em prática.

Porém, acho que minha maior realização não será em escrever estes 3 Volumes como estão previstos para os próximos anos, mas sim, em apoiar o pequeno varejo a crescer cada vez mais. Ficarei muito feliz que os livros sirvam para que este Canal tenha uma importância maior em nosso país, e possa gerar milhares de empregos”, finaliza.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *