Como uma empresa cresce saudável? Por : Karla Küster , Administradora de empresas, com especialização em Marketing, Gestão de Pessoas e Finanças. Experiência profissional de mais de 20 anos em instituições bancárias e empresas nacionais e multinacionais.

Como uma empresa cresce saudável? Por : Karla Küster , Administradora de empresas, com especialização em Marketing, Gestão de Pessoas e Finanças. Experiência profissional de mais de 20 anos em instituições bancárias e empresas nacionais e multinacionais.

Como identificar a saúde de uma empresa

Um questionamento clássico de empresas em crescimento é: como faz para crescer de uma forma saudável? É só ter saúde financeira? Mas como identificar se a empresa está saudável?

Muito se fala sobre indicadores de desempenho, controle, relatórios, fluxo de caixa e planejamento. Essas são algumas das dicas que Karla Kuster, consultora de gestão empresarial, tem para que a empresa saiba o que está acontecendo e o que deverá acontecer para crescer de forma saudável.

Conheça um pouco cada uma delas:

  1. Controle financeiro

Em todas as decisões tomadas em um negócio ou entra ou sai dinheiro. Essa é uma afirmação que Karla sempre faz em suas consultorias.

Então, se tudo que se faz em uma empresa resulta na entrada ou na saída de dinheiro, é importante que essas informações sejam devidamente controladas, anotadas, registradas.

O ideal é que as despesas sejam registradas de forma a deixar claro o que são fixas e variáveis.

  1. Fluxo de caixa

Com base nessas informações do item anterior, é possível organizar entradas e saídas realizadas e futuras, por dia, semana, quinzena e mensal. Organizando dessa forma, tem como saber como funciona o dia a dia da empresa e estar preparados para necessidades de capital de giro.

Necessidade de Capital de Giro (NCG) é o valor mínimo de dinheiro necessário para manter uma empresa funcionando. Na prática, esse é o valor utilizado quando vendemos e não recebemos a tempo de pagar o fornecedor, nessa diferença de dias é quando se usa o capital de giro.

  1. Ponto de equilíbrio

Como consequência de um bom fluxo de caixa é possível entender e conhecer o ponto de equilíbrio.

Ponto de equilíbrio é o valor que a empresa precisa vender para cobrir suas despesas, ele reflete diretamente nas metas comerciais.

  1. Metas comerciais

É necessário saber quanto vender tanto em valor quanto em quantidade.

Essa meta precisa ser repassada para a equipe comercial de forma clara e objetiva. Importante: essa meta precisa ser medida.

  1. Sistema operacional

Um bom sistema operacional, com relatórios claros e completos são imprescindíveis para tomada de decisão.

Lembrando que: para termos bons relatórios precisamos que os dados estejam corretamente lançados no sistema. Como dizia um amigo de Karla: “de nada adianta uma Ferrari e dirigir como se fosse um fusca”.

  1. Planejamento

Planeje o futuro da empresa. Tenha objetivos e metas.

Cerque-se de bons profissionais, invista em treinamento, conheça o mercado, olhe para as oportunidades e trabalhe para alcançar os objetivos traçados.

Muitas são as dicas que Karla pode te dar, mas o fato é que gerir uma empresa requer controle, informações consistentes, agilidade, inteligência emocional, gestão de pessoas, prestação de contas.

Não adianta somente ser um líder, precisa ter capacidade analítica para entender os resultados e lidar com situações adversas.

Esteja sempre atento ao que está acontecendo, seja interna ou externamente. Não se acomode achando que está tudo bem. O cenário muda diariamente, seja com novas tecnologias, seja com novas oportunidades, seja com pessoas da sua equipe que se movimentam no mercado de trabalho.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *