Evento apresentou experiências e ideias para alavancar empreendedores e startups de Santos
Um auditório cheio de pessoas dispostas a aprender a empreender com quem já decolou ou está se transformando em case de sucesso. Assim foi a noite de terça-feira (28), no Teatro Municipal Braz Cubas – palco de um dos principais eventos de inovação e negócios do Brasil, o BÜ Connect.
A ação, voltada a empreendedores, pequenas e médias empresas e startups, visa ampliar a visão e despertar ideias em quem busca algo novo e se desenvolver a cada dia, explica Ricardo de Souza (foto abaixo), fundador da BÜ You Education, que ajudou a impulsionar empresas como iFood, Sympla e Ingresso Rápido.
“A ideia é conectar pessoas. Trazemos ao palco pessoas que estão tentando, que já tentaram e pessoas que deram muito certo, além de quem quer ajudar, como o Poder Público (no caso, a Prefeitura), Sebrae, Hub de Inovações locais, Fundos de Investimentos e pessoas que já ‘zeraram o game’, como brincamos, porque já estão multimilionários, para dizer para todo mundo que é possível”.
O secretário municipal de Governo, Fábio Ferraz, que participou do encontro, destaca a troca de experiência e o networking como alguns dos grandes ganhos para quem esteve assistindo ao evento. Segundo ele, poder ouvir histórias de quem já teve desafios semelhantes pode servir de exemplo e motivação.
“Provavelmente alguns que acompanharam na plateia terão o caminho encurtado através da experiência que ouviram de quem já passou por isso. Vão entender essas angústias e ter a possibilidade de diminuir suas aflições. Essas pessoas precisam se falar. Eventos como este oferecem a possibilidade de eles se conhecerem”, diz Ferraz (foto).
PALESTRAS
O BÜ Connect apresentou doze palestras rápidas, com duração de até 20 minutos. Ferraz, que também foi um dos palestrantes, trouxe como case o Centro de Controle Operacional (CCO) de Santos, que atua com mais de 1.700 câmeras e já chamou a atenção de diversos municípios. E destacou também o papel do Parque Tecnológico como equipamento fomentador e impulsionador de novos negócios em Santos.
“Ele é um espaço adequado para que a gente tenha, de fato, a concretização de um hub de tecnologia da informação, ou seja, para a gente criar uma atmosfera em que possa ter troca de informações entre as startups, que estejam sobretudo querendo investir neste mercado e, de certa forma, já linkar às potenciais empresas que utilizam esta tecnologia”, informa o secretário.
Ferraz citou ainda o setor portuário como potencial consumidor desses produtos. “O conceito que a prefeitura tem é de criar a estrutura adequada para que haja essa troca e, com isso, impulsionar a economia da Cidade e da região”.
Em um mundo cada vez mais conectado, a CEO da agência GRUP, Fernanda Carmo (foto abaixo), ressaltou a importância de trabalhar a presença digital para ganhar espaço no mercado. O foco da palestra foi tráfego orgânico, trabalho voltado para obtenção de cliques em blogs, redes sociais, páginas de web, de forma gratuita – um estudo que já desenvolve há nove anos.
“É extremamente importante ser visto, ter autoridade e ganhar destaque para que a empresa consiga cliques gratuitos. Você faz um trabalho de SEO (otimização de mecanismos de busca) para ganhar melhores posicionamentos”, conta a executiva.
Ela destacou ainda um case no qual conseguiu, com trabalho de tráfego orgânico, fazer uma empresa saltar de 200 cliques mensais para cerca de 28 mil/mês em aproximadamente um ano. “Se você não é visto, não é lembrado. Então, aqui, a gente está ajudando a acelerar empresas e transformar a vida das pessoas com a nossa vivência”.
Paula Paiva (foto abaixo) é CEO e cofundadora de uma startup do segmento de saúde corporativa. Ela conta que fez parte de um evento semelhante em fevereiro, no Interior do Estado, e, agora, também trouxe sua experiência para os palcos de Santos.
“Foi uma virada de chave. Depois do evento, em Sorocaba, saí com outra cabeça e me abriu portas. Fiquei muito mais engajada no negócio. Minha startup decolou e estou trazendo minha experiência para cá”.
A ação atraiu a atenção de Cláudia de Carvalho, que montou uma agência de marketing imobiliário, a Haus AI. “Tenho uma startup e começamos há um ano. Fazemos parte do Parque Tecnológico e eu e meu sócio viemos participar do evento para aperfeiçoar nosso trabalho. Eventos como este são como uma mentoria, como uma trilha que a gente vai seguindo”.
REALIZAÇÃO
O BÜ Connect é uma realização da aceleradora de startups Be You Education com apoio de empresas do ramo de tecnologia: Amazon, Mercado Livre, Nvidia, DHL, Genesis, InovaBra habitat e Bradesco. A edição de Santos também conta com o apoio institucional da Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo (Segov), e da Fundação Parque Tecnológico de Santos. E contou com o apoio do Grupo Empresários através da Revista e Programa Revista Empresários.
Fonte : Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Santos
Deixe um comentário