Investindo com consciência – Por: Robson Profeta, consultor financeiro fornece algumas dicas valiosas sobre como investir de forma consciente

Investindo com consciência – Por: Robson Profeta, consultor financeiro fornece algumas dicas valiosas sobre como investir de forma consciente

Se você sonha com a independência financeira após – ou até mesmo antes – de atingir a sua aposentadoria, o estrategista financeiro Robson Profeta explica que, inicialmente, é preciso fazer uma profunda reflexão sobre suas finanças. Construir seu patrimônio é a base para a independência financeira, entretanto alguns passos são necessários. “Primeiramente, você precisa saber qual valor deseja de aposentadoria e porquê. Depois disto, com base em um rendimento médio mensal, descobrir qual o valor do patrimônio (Meta Financeira) que terá que construir ao longo dos anos e planejar a forma de alcançá-lo”, afirma o especialista.

Robson diz que existe uma diferença grande entre a) construir o patrimônio e b) obter rendimento deste patrimônio. “A primeira preocupação do investidor deve ser aprender a poupar mensalmente para construir o patrimônio (meta financeira) desejado e durante o percurso ir aprendendo a investir em bons ativos para acelerar esta construção” conclui.

Quando se trata de investimento/rendimento, algumas perguntas são importantes para que o investidor construa algo eficaz. “Você precisa saber qual seu perfil, se é um investidor conservador, aquele que não gosta de correr risco algum; se você é moderado e até aceita correr algum risco ou; arrojado, pois não tem medo de arriscar e sabe que os rendimentos são proporcionais aos riscos.”

E não para por aí, Profeta comenta que, além do investidor conhecer seu perfil, precisa necessariamente conhecer os riscos envolvidos nos investimentos. “Na hora de investir avalie os seguintes riscos a) Liquidez: Em quanto tempo seu investimento se torna dinheiro vivo; b) Crédito: Qual o risco da empresa que investiu quebrar? Quais garantias existem? c) Mercado: Qual a volatilidade do investimento com base em fatores do mercado, por exemplo, valor do barril do petróleo se investir em uma refinaria, ou variação do dólar, se a empresa for importadora ou exportadora de produtos etc.

Além de tudo isto existem algumas outras dicas muito interessantes que Robson nos dá. “Mesmo investindo em algo seguro, como por exemplo, um título do Governo (Tesouro Direto), você pode ter problemas. Imagine que investiu em uma taxa prefixada de 10% (taxa determinada no início do investimento) e a Selic, subiu para 15% ao ano. Você poderia estar ganhando 15% e vai ganhar apenas 10%. Claro que, se a Selic tivesse caído para 7% ao ano, você teria ganhad.”, menciona Profeta.

Já na renda variável, o estrategista diz que o investidor não tem ideia do rendimento que terá. “Você pode ter um rendimento muito alto, como pode ter uma queda vertiginosa em seus investimentos, inclusive com perda de dinheiro. Alguns bons exemplos são a bolsa de valores e bitcoin. Você pode comprar uma ação agora por R$100 e daqui a cinco minutos ela ter subido 10% ou caído 20%”, explica. “Não existe almoço grátis. Se você quer ter altos ganhos, precisa correr altos riscos. Não tem como escapar desta regra. Ah, e rendimento passado não garante rendimento futuro”, destaca o especialista.

Serviço: Robson Profeta | RP Consultoria
Negócios e finanças

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *