Descubra que tipo de profissional você é e quais são os seus pontos fortes no mercado

Descubra que tipo de profissional você é e quais são os seus pontos fortes no mercado

Conheça os perfis que integram o mercado mundial, de acordo com o Teste DISC, famoso método estadunidense de alta precisão capaz de captar suas principais características como profissional

Com o desenvolvimento constante do setor de Gestão de Pessoas dentro de milhares de empresas espalhadas pelo mundo, técnicas de análise de perfil de candidatos e colaboradores têm ganhado destaque como importantes ferramentas para selecionar, posicionar e reter talentos. Isso porque, é de comum acordo entre grande parte dos recrutadores, gestores e analistas que, para que um profissional alcance uma alta performance de rendimento, ele deve não só ter o conhecimento técnico necessário, mas também ser dono de um perfil comportamental que esteja alinhado à vaga.

Focado em traçar os perfis profissionais presentes no mercado e agilizar a apreensão de características dos indivíduos, o psicólogo estadunidense William Moulton Marston criou um teste capaz de detectar tendências comportamentais e dividir os profissionais dentro das quatro matrizes comportamentais: Dominante, Influente, Estável e Conforme. A sigla formada por essas quatro matrizes em inglês – DISC – dá nome ao teste de natureza comportamental que está entre os mais adotados por times de RH ao redor do mundo: o Teste DISC. De acordo com Marston, todos possuem traços das quatro matrizes indicadas no teste, mas apenas uma ou duas delas são predominantes.

Conheça os quatro perfis que fazem parte do Teste DISC e podem te ajudar a entender em que matriz comportamental você se encaixa.

Perfil Dominante

Focados em atingir resultados, por meio de competitividade e confiança, perfis dominantes gostam de desafios e resultados imediatos, sabem lidar com pressão e se saem muito bem neste contexto. Dominantes têm como características positivas para o mercado: objetividade; energia; visão única e privilegiada; espírito de vanguarda; independência; responsabilidade; comprometimento com resultados; competitividade; resiliência e a manutenção de altas expectativas.

Perfil Influente

Uma de suas maiores habilidades está em influenciar pessoas e apresentar suas ideias com convicção. Os influentes gostam de trabalhar em equipe, de compartilhar e motivar seus pares. Seus principais pontos fortes são: bom-humor; entusiasmo; dedicação aos processos e às pessoas; grande poder de convencimento; segurança ao falar; eloquência; capacidade argumentativa; confiabilidade; apoio em momentos de desafios; sociabilidade e otimismo.

Perfil Estável

As características mais destacadas das pessoas estáveis são a cooperação, sinceridade e lealdade. O perfil estável gosta de trabalhar em equipe, é cooperativo e sente prazer em apoiar os outros. Suas principais qualidades estão em: habilidade para troca de ideias; trabalho em equipe; disponibilidade para ajudar os outros; transparência; calma; tranquilidade; consciência sobre timing; paciência; inteligência para absorver variações emocionais; lealdade; adaptabilidade; resiliência; planejamento; aptidão para ouvir feedback e evitar intrigas.

Perfil Conforme

As pessoas de perfil Conforme enfatizam qualidade, precisão, organização e competência, além de serem cooperativas, sinceras e leais. Os pontos fortes deste perfil se concentram nas seguintes características: cuidado; organização; ponderação; opinião equilibrada; objetividade; tato ao tratar com as pessoas; comprometimento com os processos e os resultados.

Quer descobrir qual o seu perfil profissional e como potencializar seus pontos fortes? A plataforma de empregabilidade Refuturiza disponibiliza o Teste DISC gratuitamente, além de um relatório completo sobre características, pontos de melhoria, dicas de vagas em que os perfis comportamentais melhor se encaixam e acesso a um orientador de carreira. Para fazer o teste, conhecer sua matriz comportamental e entender qual a trilha de aprendizagem mais indicada pro seu perfil, basta acessar: https://empregos.refuturiza.com.br/ .

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *