Empreendedorismo feminino: e-commerce 4.0 é aliado das mulheres para vencer no mercado – Por: Rafael Souza, CEO da Ubots.

Empreendedorismo feminino: e-commerce 4.0 é aliado das mulheres para vencer no mercado – Por: Rafael Souza, CEO da Ubots.

Presença feminina toma espaço, especialmente na moda; caminho é longo, mas a inovação pode fazer a diferença para vencer obstáculos

 

As mulheres estão à frente de mais de 8,4 milhões de empreendimentos no Brasil, segundo dados de 2022 do Serasa Experian, o que representa 40,5% dos empresários do país. O setor da moda é um dos que mais chamam a atenção delas, e um dos nichos que lideram o universo feminino: mais de 60% das startups de moda foram fundadas por mulheres, dizem os dados mais recentes da Female Founders Report, da Distrito. A moda vem sendo o canal escolhido por elas para se inserir nos negócios; e o e-commerce, por sua vez, é a ferramenta que tem o poder de potencializar essa jornada.

No entanto, mais de 87% das empresárias brasileiras lideram seus negócios sozinhas, sem sócios, ainda de acordo com o Serasa Experian. Apesar de ser uma grande conquista de espaço, este é somente um dos desafios enfrentados por elas, além da disparidade salarial e das discriminações cotidianas. Muitas ainda vivem o esquema de dupla jornada, em que precisam dar conta, sozinhas, dos compromissos pessoais, necessidades básicas da família e demandas profissionais. Só que o sucesso dos novos negócios depende de estar de olho nas principais mudanças e tendências do mercado – para isso, é preciso tempo.

Para Isabelli Bussinger, designer da Wx3, empresa de tecnologia especializada em comércio eletrônico, um caminho para as empreendedoras, especialmente nesse setor, é apostar em novos métodos, tecnologias, gestões centralizadas, entre outras tendências, que possam facilitar a caminhada. O e-commerce 4.0, por exemplo, permite concentrar todos os serviços digitais em uma única empresa, o que diminui os percalços e mantém uma gestão centralizada, deixando as executivas livres para administrar o que é necessário e aliviar um pouco o peso das tarefas do dia a dia.

“Quando todas as frentes são tratadas pela mesma empresa, o cliente percebe a coesão e o cuidado, confia mais na marca e compra sem receios. É nisso que pensamos quando falamos de e-commerce 4.0: apoio às micro e pequenas empresas em todo o processo. Nosso objetivo é sempre ajudar empresas a alcançar o sucesso de vendas, e com isso acreditamos estar ajudando muitas mulheres empreendedoras”, afirma Isabelli.

Somente em 2022, foram abertos mais de 166 mil negócios voltados ao varejo de roupas e acessórios, de acordo com o Sebrae. Na Wx3, é perceptível a presença feminina na liderança do segmento. Para a especialista, ocupar esses espaços é uma luta antiga que vem dando frutos.

“As mulheres não só passaram a consumir mais com o tempo, como enxergaram novas oportunidades de ganhar dinheiro. Muitas delas criaram lojas virtuais para vender roupas, calçados e acessórios nos últimos anos. Dos nossos clientes, 90% são do ramo da moda, e a maioria das marcas são lideradas por mulheres. Conseguimos enxergar, aí, a força do empreendedorismo feminino”, conclui.

Sobre a Wx3

A Wx3 é uma empresa de tecnologia, especializada em e-commerce. Com décadas de experiência no mercado, a Wx3 ajuda negócios de vários setores, especialmente na moda, a crescer suas vendas on-line. Utilizando tecnologia avançada e gestão eficiente, a empresa desenvolve estratégias personalizadas para maximizar o faturamento de seus clientes. Com a metodologia “E-commerce 4.0”, a Wx3 oferece soluções integradas que incluem desde a criação de plataformas de comércio eletrônico até consultorias de marketing digital e suporte técnico, proporcionando aos clientes uma gestão unificada em um único local.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *