3 passos para atrair bons candidatos para a sua vaga – Por: Bárbara Ferreira é fundadora da Trabalhar com Impacto, organização de recrutamento e seleção do setor de impacto. Atua no segmento de negócios de impacto desde 2017, já representou a região Nordeste na Brazil Conference at Harvard & MIT e na Youth Ag Summit. Com a comunidade Trabalhar com Impacto democratiza e potencializa o acesso às oportunidades de carreira dentro do setor de impacto socioambiental e difunde ferramentas de rotina do setor.

3 passos para atrair bons candidatos para a sua vaga – Por: Bárbara Ferreira é fundadora da Trabalhar com Impacto, organização de recrutamento e seleção do setor de impacto. Atua no segmento de negócios de impacto desde 2017, já representou a região Nordeste na Brazil Conference at Harvard & MIT e na Youth Ag Summit. Com a comunidade Trabalhar com Impacto democratiza e potencializa o acesso às oportunidades de carreira dentro do setor de impacto socioambiental e difunde ferramentas de rotina do setor.

Toda pessoa que já fez um processo seletivo sabe que ter muitos currículos para analisar nem sempre é um bom sinal. Na maioria das vezes, considerando o objetivo de atrair bons candidatos, é melhor ter poucos pretendentes, mas que sejam potenciais, do que muitos não qualificados. Pior ainda quando chegam por meio de algum botão de candidatura rápida e com poucas informações relevantes.

A atração de pessoas ideais para o preenchimento da vaga é um dos fatores que definem o sucesso do processo seletivo. Com base nisso, é fundamental ter isso em mente desde o momento de divulgação da oportunidade.

Para ajudar você a ter assertividade nessa busca, elaboramos 3 dicas. Portanto, fique até o final e saiba como atrair bons talentos!

1) Faça um material de divulgação apaixonante

Desde a escolha do nome da vaga até a descrição e a produção de materiais gráficos, escolha imagens e expressões que representem a cultura da sua organização e contenham todas as informações necessárias para o completo entendimento (cargo, organização, local de trabalho e prazo de candidatura).

Lembre-se de incluir frases e descrições convidativas que dialoguem com o perfil que você está recrutando.

Exemplo prático

Se a sua procura é por profissionais de comunicação com o intuito de criar essa área na empresa, não se esqueça de expressar esse desafio na divulgação. Além disso, faça uma conexão entre o trabalho da vaga e o propósito da sua organização. Desse modo, haverá maior tendência de atrair pessoas com as características idiais:

  • confiantes de que possuem as competências e os requisitos necessários para superar o desafio proposto;
  • que se identifiquem o suficiente com o objetivo da organização, de forma a conseguir expressar essa linguagem nos serviços prestados.

A importância da inclusão

Não se esqueça de garantir uma comunicação acessível e atrativa para a maioria, senão todos, os tipos de diversidade. Assim, adicione a descrição de imagens nos posts publicados, utilize linguagem inclusiva e use imagens com diversidade de gênero, raça e idade, sempre que possível.

2) Escolha bem os canais de divulgação para atrair bons candidatos

Para ter mais sucesso, fuja dos sites com candidatura com apenas um clique! Frequentemente esse tipo de submissão à vaga atrai candidatos pouco empenhados em entender realmente se possuem conexão com o cargo e com a sua organização.

Com base no fato de ser uma candidatura rápida, algumas pessoas acabam transferindo à pessoa recrutadora a responsabilidade de avaliar a identificação. Logo, o resultado é um maior número de candidaturas, contudo, com menor probabilidade de alinhamento com o perfil que está sendo procurado.

A opção de uma página personalizada

Se houver possibilidade, dê preferência à construção de uma página personalizada para candidatura. Nela, coloque perguntas que exijam um preenchimento cuidadoso, as quais permitam um primeiro filtro para entender o nível de empenho e engajamento da pessoa candidata no processo seletivo.

Atenção com a complexidade

Todas essas dicas e cuidados não se referem a fazer um processo seletivo complexo, como um jogo ou perguntas sem propósito. Na realidade, a intenção é inserir uma ou duas perguntas que sejam cruciais para validar a conexão entre as respostas e o perfil que está buscando. Sem contar, é claro, daquelas que são básicas (formação escolar e acadêmica, identificação de habilidades e compatibilidade com os requisitos).

Canais de divulgação

Com a página construída, procure canais de divulgação de vagas especializadas para o setor de impacto positivo, na área profissional e/ou no recorte de diversidade relacionado com a sua busca.

No setor de impacto positivo existem duas redes bastante conhecidas que atuam para esse fim:

  • Trabalhar com Impacto: Comunidade de futuros e atuais profissionais do setor de impacto que recebe solicitações para a divulgação das vagas por meio de um formulário;
  • Rede Youth Climate Leaders: Rede de profissionais que desejam trabalhar com mudanças climáticas e sustentabilidade. As vagas podem ser compartilhadas a partir do perfil no Instagram.

Outra alternativa são os grupos especializados no LinkedIn e no Facebook. Em geral, eles se agrupam por especialidades profissionais ou por alguma característica em comum entre as pessoas. Neste sentido, vale procurar por essas comunidades e divulgar a vaga nesses canais, os quais já agrupam alguns requisitos e competências esperados.

3) Invista em Employer Branding

Por fim, se o seu desejo é que a sua organização continue crescendo, vale investir em Employer Branding. Esse conceito nada mais é que uma construção de imagem da sua empresa, com foco em atração e retenção de talentos. Ou seja, significa fazer com que sua organização de impacto seja desejada pelas pessoas, mesmo enquanto não houver vagas em aberto.

Quando possível, conte sobre os bastidores do trabalho, sobre as pessoas do time, rotinas de engajamento, conexões e conquistas. Assim, use suas redes sociais para exprimir quem vocês são no dia a dia. Afinal, a sua organização não existe por si mesma; o que existe são as pessoas que a fazem acontecer.

Dica extra: Dê uma devolutiva aos candidatos

Você pode estar se questionando: “Como a devolutiva vai me ajudar a recrutar pessoas? O processo seletivo já não passou?!”

Quando você não tira dúvidas das pessoas que entram em contato sobre a vaga, não informa se o processo seletivo foi encerrado e/ou não comunica se a pessoa não passou no processo seletivo, demonstra um baixo nível de organização e de compromisso com potenciais colaboradores. Em outras palavras, acaba fechando portas para processos seletivos com profissionais que podem se aprimorar e ter mais compatibilidade com vagas futuras.

Com essas quatro dicas você conseguirá ter mais assertividade na atração de talentos e, por consequência, terá um processo seletivo mais fluido e menos desgastante.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *