Executiva da Paladin Realty destaca as melhores estratégias para investir em imóveis e aponta planos da empresa no Brasil

Executiva da Paladin Realty destaca as melhores estratégias para investir em imóveis e aponta planos da empresa no Brasil

Há 20 anos atuando no mercado brasileiro, a empresa americana tem a sinergia de
desenvolver ativos imobiliários em diversos países da América Latina e nos Estados
Unidos e tem investido em novas estratégias para impactar o investidor local

São diversas as maneiras de investir direta ou indiretamente em imóveis. Hoje no Brasil, investidores têm acesso a uma gama de produtos financeiros estruturados para investimento nas mais variadas classes e segmentos.

As estruturas de tais investimentos podem ser bastante eficientes do ponto de vista fiscal para o investidor pessoa física. Por exemplo, não há cobrança de impostos sobre os dividendos distribuídos pelos FIIs, nos ganhos em aplicações em CRIs e nos rendimentos das LCIs. Isso, de acordo com especialistas, pode contribuir para um potencial incremento nos retornos destes investidores.

Fernanda Rosalem, sócia e head de investimentos da Paladin Realty, uma das principais e mais sólidas gestoras de fundos de investimentos imobiliários dos Estados Unidos e que atua no Brasil na originação e gestão de desenvolvimentos imobiliários, destaca que são várias as classes de ativos imobiliários que têm amadurecido no país.

“O investimento em imóveis deve ser sempre de longo prazo, principalmente os que possuem estratégias de ganho de capital. O ciclo para a compra ou desenvolvimento, maturação e venda de imóvel ou de um portfólio de imóveis, nunca é de curto prazo”, aponta.

Para exemplificar, Rosalem aponta que um gestor que decide alocar no desenvolvimento de um projeto greenfield leva pelo menos de dois a três anos para adquirir o terreno, aprovar o projeto e finalizar a construção. Mesmo em aquisições de ativos, como lajes corporativas, galpões logísticos etc., existe um tempo de maturação das teses de investimentos, que pode ser desde aguardar o período da revisional dos contratos de aluguel, benfeitorias planejadas, estratégias para redução da vacância e outras medidas que o gestor planeja implantar para gerar valor a estes imóveis.

“É sempre importante ressaltarmos que, independente da tese, quando falamos em investimentos imobiliários, nunca devemos considerar o retorno no curto prazo. O potencial de ganhos é grande, mas tratam-se de ciclos mais longos de investimentos e maturação”, diz.

 Melhores estratégias para se investir em imóveis

multifamily ou residencial para renda, classe na qual a Paladin investe nos Estados Unidos com retornos bastante atrativos, são projetos dos mais diversos padrões, desenvolvidos para serem exclusivamente para renda. Neste caso, a empresa emprega a estratégia de desenvolvimentos greenfield, em ativos 100% pensados, desenvolvidos e projetados para o uso do multifamily. “São produtos de alto padrão, focados em contratos mais longos e diferenciados tanto pela localização nobre quanto pela qualidade arquitetônica”, explica a Rosalem.

A executiva destaca ainda que o multifamily é a classe de ativos que a Paladin buscará ampliar no Brasil e nos EUA em 2023, tanto para investidores locais como para estrangeiros. “Todos os projetos desta tese serão desenvolvidos com eficiência ambiental, enquadrados nos padrões ESG e direcionados para diversas faixas de renda, com retornos atraentes para os investidores, sendo que todos os ativos desenvolvidos pela Paladin também possuem certificado Edge”, diz.

Adicionalmente, uma estratégia que gera bons e consistentes retornos para os investidores imobiliários é o desenvolvimento de ativos residenciais para venda. Em 20 anos de atuação no país, a Paladin mudou a forma de como as pessoas vivem, investindo em projetos diferenciados, especialmente desenvolvidos para cada região. Entre os parceiros estratégicos para esta classe de ativos estão YouInc, Stan, Kallas, Idea! Zarvos, entre outros.

Por fim, outra estratégia importante com potencial para entregar bons retornos são os boutique offices. São espaços corporativos, com localização privilegiada, padrão construtivo diferenciado e assinados por arquitetos renomados. São espaços não convencionais, que fogem do padrão das grandes lajes corporativas tradicionais. Tratam-se de espaços harmônicos que visam a pessoalidade e o bem-estar de seus usuários.

“Não só acreditamos como investimos nesta classe de ativos. A Paladin tem uma plataforma específica para essa estratégia, o fundo de investimento imobiliário HDOF11, em parceria com a Hedge Investments e a Idea!Zarvos. Nossa intenção é ampliar esse fundo, bem como apostar neste tipo de ativo, que entendemos melhorar a vida das pessoas nos entornos onde estão localizados”, aponta Rosalem.

O HDOF11 possui atualmente quatro ativos em desenvolvimento, todos na cidade de São Paulo: dois no bairro dos Jardins, um em Pinheiros e outro no Itaim. Os projetos são assinados por escritórios de arquitetura renomados, como Studio MK27 (Marcio Kogan), Bernardes Arquitetura, Jacobsen Arquitetura e Metro Arquitetos.

 

Sobre a Paladin Realty

A Paladin Realty é uma das principais e mais sólidas gestoras de fundos de investimentos imobiliários dos Estados Unidos. Presente no Brasil há 20 anos, a empresa atua em território nacional na originação e gestão de desenvolvimentos imobiliários com objetivo de proporcionar aos seus  investidores, locais e estrangeiros, opções de investimentos com retorno diferenciado, nos mais diversos padrões e excelência na execução das estratégias de investimento.

Com foco na América Latina, cujos investimentos totalizam US$ 5 bilhões, a empresa conta com um histórico de investimentos diversificado em mercados como Brasil, Colômbia, Peru, México, Chile, Uruguai e Costa Rica e nos mais variados segmentos, como Escritórios, Residencial, Residencial para Renda (MultiFamily), Senior Housing, Student Housing e Hoteleiro.

Informações à imprensa:
Seven PR | paladin@sevenpr.com.br

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *