Através de programas sociais e investimentos do governo, setor de construção civil poderá ter crescimento em 2023

Através de programas sociais e investimentos do governo, setor de construção civil poderá ter crescimento em 2023

PlanRadar analisa o mercado e os impactos que a construção civil terá ao longo do ano

 Com o início de 2023, o setor de construção civil acompanha atentamente o desenvolvimento do mercado, a fim de conferir se a tendência de crescimento seguirá pelo terceiro ano seguido. Olhando para os últimos dois anos, dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostram que a construção civil cresceu 17,7% ante 8,2% da economia nacional.

Para 2023, as projeções apontam crescimento de 2,5%, marcando o terceiro ano de crescimento. A projeção, no entanto, é inferior a de 2022, que  teve um crescimento de 7%.


O PIB da construção civil engloba tanto a construção formal (construtoras e incorporadoras) e o segmento informal (obras de reforma, autoconstrução e pequenos empreiteiros).

Após dois anos de crescimento, mesmo com a pandemia, o setor de construção civil poderá ter uma desaceleração. Henrique Bragança, Country Manager da PlanRadar no Brasil, analisou o mercado de construção civil e apontou as tendências para 2023.

Com a mudança de governo no Brasil em 2023, essa transição no cenário político e econômico pode impactar o setor, especialmente por questões fiscais.

“A diminuição da renda das famílias e a situação financeira do país podem ser determinantes para a desaceleração do mercado de construçã”, aponta Henrique Bragança.

Para o Country Manager da PlanRadar no Brasil, existe a necessidade de aumentar a participação da construção civil no PIB nacional, que sofreu queda no último ano, a fim de auxiliar no crescimento do país de forma sustentada.

“Em outros países, a participação da construção civil no PIB é maior do que  7%. Ou seja, a construção é um fator determinante para o Brasil crescer e não faltam oportunidades para isso. Efetivamente é importante acompanhar as receitas de sucesso de países que já passaram por esta transformação digital e adaptá-las às nossas necessidades. Com isso, poderemos elaborar estratégias que funcionem a médio e longo prazo, gerando resultados positivos”, destaca Henrique.

Programas sociais e geração de emprego podem reverter situação

Atualmente, programas sociais como Casa Verde Amarela e Minha Casa Minha Vida impactam diretamente a população de baixa renda e beneficiam ainda mais o setor.

O projeto, no entanto, esbarra na necessidade de estruturação e planejamento pelo governo federal, aponta Henrique Bragança.

“Investimentos em programas sociais beneficiam diretamente o setor de construção civil. O incentivo à população de menor renda é uma das formas de garantir que o mercado continue registrando bons índices e fortalece toda a cadeia produtiva. O desafio, no entanto, se dá pelo planejamento, tanto do governo, quanto das empresas em conseguir suprir a demanda de forma saudável. Mais uma vez, a tecnologia é uma aliada fundamental que pode ajudar tanto nas questões orçamentárias quanto na entrega de obras”, comenta o executivo.

Investimentos em PPPs (Parcerias Público-Privadas) também terão forte presença no mercado durante o ano, conseguindo assim aumentar os investimentos.

“Para se ter uma dimensão do crescimento do investimento privado, em 2010, representou 57,3% do total em infraestrutura, já em 2021, saltou para 66,4%. Com esses dados podemos ver que essa é uma estratégia que traz bons resultados e fortalece o mercado de construção civil”, comenta Henrique Bragança.

Em outubro de 2022, o número de trabalhadores na construção civil chegou a 2,5 milhões, retomando o patamar do ano de 2015. No período de janeiro a outubro de 2022 foram registradas mais de 288 mil novas vagas no setor, sendo aproximadamente 42% delas no segmento de edificações.

Para Henrique Bragança, Country Manager da PlanRadar no Brasil, o cenário para 2023 ainda será de crescimento na geração de empregos, mas em um ritmo menor em relação ao ano anterior. “Os últimos anos tiveram bons resultados para o setor, mas é notável que os desafios que o mercado enfrentará no ano terão impacto principal na geração de empregos”, destaca. “Dessa forma, é de extrema importância que o setor de construção civil esteja acompanhando a evolução dos investimentos, a fim de maximizar os impactos positivos”.

 

Sobre a PlanRadar

A PlanRadar é uma plataforma de gerenciamento de campo SaaS digital premiada para documentação, gerenciamento de tarefas e comunicação em projetos de construção e imobiliários. A plataforma opera em todo o mundo, atualmente em mais de 65 mercados. A solução digitaliza todos os processos e comunicações diários no setor imobiliário e de construção, também conecta todas as partes interessadas do projeto e fornece acesso em tempo real a dados valiosos do projeto, permitindo que as equipes aumentem a qualidade, cortem custos e realizem o trabalho mais rapidamente. Atualmente, mais de 120.000 profissionais estão usando o PlanRadar para rastrear, conectar e resolver problemas dentro e fora do local da construção, disponível em 20 idiomas e pode ser usado em todos os dispositivos iOS, Windows e Android. Com sede em Viena, Áustria, a PlanRadar possui 18 escritórios em todo o mundo.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *