Empreendedores de sucesso indicam os livros mais inspiradores

Empreendedores de sucesso indicam os livros mais inspiradores

Sugestões incluem best-seller “Responsabilidade Extrema”, número 1 do New York Times

O capital intelectual é a soma dos recursos intangíveis de uma organização, como o conhecimento, a experiência, as habilidades e as relações, que contribuem para o desenvolvimento e o valor da empresa. Esses recursos são difíceis de medir e copiar, e são essenciais para a competitividade e o sucesso no largo espaço de uma empresa.

Afinal, conforme afirma a expressão popular: “O conhecimento é algo que ninguém pode tirar de você”, muitas pessoas podem até não acreditar, mas a afirmação é mais que verdadeira.

No mundo dos negócios é extremamente importante o aprimoramento, a criatividade e novas ideias, investir em conhecimento através da leitura irá fazer toda a diferença.

O início de ano é o momento em que, geralmente, algumas pessoas incluem em sua listinha de metas: a leitura. Conversamos com alguns jovens empreendedores de sucesso que indicaram leituras  que  inspiram e podem ajudar no mundo dos negócios. Confira a seguir:

 

1. O lado difícil das situações difíceis 

Autor: Ben Horowitz

Editora: WMF Martins Fontes

Sinopse

O livro de Ben Horowitz, um dos mais respeitados e experientes empreendedores do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis, aqueles que, geralmente, as faculdades não abordam. Com seu blog, Ben conquistou um público fiel de milhões de leitores que confiaram em sua ajuda para gerir suas próprias empresas. Grande fã de rap, Horowitz ilustra as lições empresariais com letras de suas músicas favoritas e fala a verdade nua e crua sobre os assuntos mais espinhosos, desde como demitir um amigo até saber o melhor momento para vender a empresa.

A obra de 312 páginas é uma indicação do CEO e fundador da SnowGo, startup de entrega de gelo, Pedro Castro. O empresário de 30 anos tem uma história no mundo dos negócios inspiradora. Depois de muitos altos e baixos sua empresa hoje é referência no segmento. Segundo Pedro, o investimento em capacitação, estudo e muita leitura foram essenciais para o sucesso da empresa que em 2022 encerrou o ano com um faturamento de quase R$ 1 milhão.

 

2. Responsabilidade extrema 

Autores: Jocko Wilink e Leif Babin

Editora: Alta Books

Sinopse

Dois oficiais SEAL da Marinha dos EUA, que lideraram a unidade de operações especiais mais condecorada da Guerra do Iraque, demonstram como os poderosos princípios de liderança SEAL se aplicam aos negócios e à vida.

Em relatos em primeira mão de heroísmo, perdas trágicas e vitórias conquistadas a duras penas, Jocko Willink e Leif Babin aprenderam que a liderança é o principal fator para o sucesso ou o fracasso de uma equipe. Após deixarem as equipes SEAL, lançaram a Echelon Front, uma empresa que ensina os mesmos princípios de liderança para organizações. De startups promissoras a empresas Fortune 500, Babin e Willink ajudaram muitos clientes em uma ampla gama de setores a construírem suas próprias equipes de alto desempenho e a dominarem seus campos de batalha.

A segunda sugestão de leitura de Pedro Castro o é best-seller número 1 do New York Times, “Responsabilidade Extrema: Como os Navy Seals Lideram e Vencem” reúne em suas 356 páginas, uma narrativa atraente com orientações poderosas para a gestão de negócios e desafia líderes das mais variadas áreas a cumprirem seu propósito final: liderar e vencer.

 

3. Mais esperto que o diabo

Autor: Napoleon Hill

Editora: Citadel

Sinopse

Neste livro, inédito no Brasil, você vai descobrir, após 75 anos de segredo, por meio dessa entrevista exclusiva que Napoleon Hill fez, quebrando o código secreto da mente do Diabo: Quem é o Diabo? Onde ele habita? Quais suas principais armas mentais? Quem são os alienados e de que forma eles ou elas se alienam? De que forma o Diabo influencia a nossa vida do dia a dia? Como a sua dominação influencia nossas atitudes? Essas perguntas e muitas outras são respondidas pelo próprio Diabo, que se autodenomina “Sua Majestade”, de acordo com Napoleon Hill. O seu propósito, escrito com suas próprias palavras, é ajudar o ser humano a descobrir o seu real potencial, desvendando as armadilhas mentais que os homens e as mulheres deste mundo criam para si mesmos, sabotando a sua própria liberdade e o seu próprio direito de viver uma vida cheia de desafios, alegria e liberdade. Escrito em 1938, após uma das maiores crises econômicas, e precedendo a Segunda Guerra Mundial, este livro não somente é uma fonte de inspiração e coragem, mas deve ser considerado um manual para todas aquelas que desejam descobrir o seu potencial.

A terceira sugestão de leitura é feita pelo empresário, produtor de conteúdo digital e mentor na área de empreendedorismo, Evandro Oliveira. Empreendedor nato, Evandro começou a trabalhar muito cedo, e hoje realiza mentorias com o propósito de ajudar pessoas a planejar, executar e monitorar seus pequenos negócios, especialmente aquelas que estão saindo do zero.

De acordo com o mentor, este livro é muito bom para quem busca o desenvolvimento pessoal, pois ajuda qualquer pessoa a descobrir seu real potencial.

4. Como fazer amigos e influenciar pessoas

Autor: Dale Carnegie

Editora: Sextante

Sinopse

A 1ª edição econômica do livro de desenvolvimento pessoal mais bem-sucedido de todos os tempos do autor Dale Carnegie, nunca foi tão relevante. The Times – Mais de 16 milhões de livros vendidos. Os princípios ensinados neste livro só funcionam quando são de coração. O autor não defende um conjunto de truques, mas fala sobre um novo estilo de vida. Carnegie acredita que se inspirarmos as pessoas a perceber os próprios tesouros ocultos, poderemos fazer bem mais do que mudá-las, poderemos literalmente transformá-las. Ao longo de oito décadas, este livro tornou-se referência quando o assunto é o desenvolvimento das relações humanas, das habilidades sociais e da comunicação eficiente. Partindo do princípio de que é preciso se interessar genuinamente por aqueles com quem interagimos, ele mudou a vida de milhões de pessoas, fazendo-as se sentirem mais seguras, abertas e confiantes em seus encontros sociais e profissionais. Com saborosas histórias, exemplos práticos e ótimos conselhos, esta é uma leitura prazerosa e fundamental para quem deseja criar bons vínculos, se tornar mais persuasivo, deixar uma marca positiva e inspirar os outros com energia e gentileza.

A segunda indicação feita por Evandro traz em suas 256 páginas histórias, exemplos práticos e ótimos conselhos fundamentais para quem deseja criar bons vínculos. Na linha de desenvolvimento pessoal, a obra é considerada a Bíblia dos relacionamentos interpessoais e um dos maiores clássicos de todos os tempos.

 

5. Hit Makers – como nascem as tendências 

Autor: Derek Thompson

Editora: HarperCollins

Sinopse

Este é um livro bem atual, onde o autor nos leva a refletir sobre o universo dos virais. Segundo Derek, cada sucesso de bilheteria tem uma história secreta – de poder, influência e cultos apaixonados – que transforma alguns produtos em fenômenos culturais. Até mesmo a mais brilhante das ideias cai no esquecimento se não encontrar sua rede, e os consumidores mais importantes não são os primeiros usuários, mas sim seus amigos, seguidores e imitadores – a audiência da sua audiência. Nessa investigação sem precedentes, o editor-sênior da The Atlantic, Derek Thompson, revela a psicologia por trás de por que gostamos do que gostamos e as dinâmicas econômicas do mercado cultural que moldam nossas vidas. Destruindo os mitos sentimentais sobre os hits que dominam a cultura pop e os negócios.

A quinta sugestão de leitura é da empresária Stefani Pereira, founder e CEO da Temma, agência focada em performance no ambiente online e offline. Com mais de 10 anos de atuação na área de comunicação, Stefani passou por grandes agências e hoje atende empresas como a multinacional francesa Keyrus, Elétron Energy, Juntos Energia, Francisca Joias, Ipefem, Elisa Rosenthal, Adriana Coutinho entre outros.

 

6. Reputação: um eu fora do meu alcance

Autor: Clóvis de Barros Filho, Luiz Peres Neto

Editora: HarperCollins

Sinopse

Você pode até fingir que não, dizer que não está nem aí, mas a verdade é que todos nós nos importamos mais do que gostaríamos com a opinião dos outros. Aí está o problema: você tem pouquíssimo controle sobre o que dizem a seu respeito. Tanto faz seu esforço em ser gentil, simpático e sorridente todos os dias. Basta um conhecido vê-lo de longe num dia de fúria (quem nunca?) e pronto: sua reputação já era. Neste livro, os professores Clóvis de Barros Filho e Luiz Peres Neto explicam com leveza e bom humor a importância da reputação na vida em sociedade e o modo como ela vai sendo construída ao longo de nossa vida. Prepare-se para repensar o que pensam de você.

A última indicação de leitura também é feita pela CEO da Temma que considera a obra um livro de cabeceira, que sempre recorre quando precisa lembrar que nem tudo é de sua responsabilidade.

 

 

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *