81% das empresas afirmam destinar recursos específicos para ações de diversidade e inclusão

81% das empresas afirmam destinar recursos específicos para ações de diversidade e inclusão

Pesquisa Benchmarking: Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil 2022 e tendências para 2023, da Blend Edu, aponta ainda que 71% delas dizem possuir uma área específica e dedicada à gestão da temática

Segundo dados recentes da Blend Edu, que mapeou empresas de 34 setores da economia, as empresas têm avançado na temática da diversidade e inclusão em comparação com 2020.

A pauta da diversidade e inclusão está cada vez mais presente no universo corporativo. “As instituições que promovem ambientes e times plurais, além de ampliar diretamente a diversidade corporativa, também estão aplicando uma estratégia de negócio muito poderosa, e não há problema algum em reconhecer esse outro lado da moeda”, explica a especialista em Recursos Humanos e CEO da Se Candidate, Mulher!, Jhenyffer Coutinho.

A Pesquisa Benchmarking: Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil 2022 e tendências para 2023, da Blend Edu, aponta que 81% das empresas entrevistadas afirmam destinar recursos específicos para ações de diversidade e inclusão, e 71% delas dizem possuir uma área específica e dedicada à gestão da temática.

O que é a diversidade e inclusão?  

Diversidade e inclusão é uma temática que está relacionada às pessoas e suas singularidades. Diversidade e inclusão referem-se à valorização e aceitação das diferenças individuais, incluindo, mas não se limitando à raça, gênero, orientação sexual, idade, habilidade e religião.

Você já ouviu a frase “Diversidade é convidar para festa; inclusão é convidar para dançar”. Pois é! A diversidade abrange a presença de indivíduos com diferentes características, enquanto a inclusão se concentra em criar um ambiente onde essas diferenças são valorizadas e todos os indivíduos se sintam bem-vindos e respeitados. A diversidade e a inclusão são fundamentais para a construção de uma sociedade justa e equitativa.

Quando falamos sobre o assunto no mundo corporativo, nos referimos à construção de um time diverso e uma cultura organizacional livre de preconceitos, que valoriza diferentes vivências e pontos de vista.

Qual a importância da diversidade e inclusão no corporativo? 

O mundo corporativo está passando por uma era de transformações, no formato, modelo de trabalho e também na noção de incluir mais pessoas nesse meio. A diversidade e a inclusão nas empresas são extremamente importantes, pois as equipes divergentes tendem a ser mais criativas, inovadoras e produtivas.

As organizações diversas e inclusivas também tendem a atrair e reter talentos melhores e a serem mais competitivas no mercado. Além disso, elas podem atender melhor aos clientes e consumidores de diferentes origens e backgrounds.

Para alcançar a diversidade e inclusão nas empresas, as organizações podem implementar políticas e práticas que promovam a igualdade de oportunidades, como a contratação de pessoas de grupos sub-representados, a criação de programas de mentorias e treinamento e a promover uma cultura de respeito e aceitação.

“No Brasil, por exemplo, 56% da população é negra, mas essas pessoas ainda são minoria em muitos espaços. Como é possível que mais da metade da população não tenha quase nenhum espaço dentro de determinados setores no mercado de trabalho? Assim, o debate sobre diversidade foi crescendo e englobando diversos recortes: gênero, etnia, idade, condição física, naturalidade, etc”, destaca Jhenyffer Coutinho.

Como desenvolver diversidade e inclusão dentro da empresa?

A Diversidade e Inclusão (D&I) está no radar de muitas empresas, mas, infelizmente, muitas ficam apenas no discurso e não se desafiam a fazer mudanças efetivas. A pesquisa realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma das agências das Nações Unidas (ONU), ressalta essa afirmação. Dados apontam que 87% dos entrevistados dizem que as empresas têm o desejo de serem reconhecidas por valorizar a diversidade. Contudo, apenas 60% dizem desenvolver programas efetivos de inclusão.

Boas práticas para construir um time e cultura organizacional diversa. Confira:

  • Conheça o contexto;
  • Avalie a realidade da sua empresa ;
  • Estabeleça metas objetivas;
  • Tenha uma comunicação inclusiva;
  • Firme parcerias com quem também promove diversidade;
  • Elimine os vieses inconscientes dos processos seletivos;
  • Crie um ambiente inclusivo e seguro;
  • Acompanhe as pautas de Diversidade e Inclusão.

 

Os benefícios da diversidade e inclusão:

  • Criatividade e inovação: equipes diversas tendem a ter mais perspectivas e ideias diferentes, o que pode levar a soluções mais criativas e inovadoras;
  • Melhor desempenho: às empresas diversas tendem a ter melhores resultados financeiros e de mercado;
  • Melhor atendimento ao cliente: equipes diversas podem entender e atender melhor aos clientes e consumidores de diferentes origens e backgrounds;
  • Maior retenção de talentos: as empresas diversas e inclusivas tendem a atrair e reter melhores talentos;
  • Responsabilidade social: as empresas diversas e inclusivas podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa;
  • Ampliação do Mercado: a diversidade pode ampliar o alcance do mercado, como atrair clientes e consumidores diversos;
  • Redução de riscos e erros: as equipes diversas podem ter a capacidade de identificar problemas e riscos que possam ter passado despercebidos por equipes homogêneas.

 

Se Candidate, Mulher!
A Se Candidate, Mulher! é uma startup de impacto social que busca resolver o problema da desigualdade de gênero dentro das organizações por meio da inserção de mulheres no mercado de trabalho. A RH Tech já impactou mais de 15 mil mulheres, promovendo projetos e ações afirmativas inéditas no mercado para atração e contratação das mulheres. Vencedora, por três anos consecutivos, do Startup Awards, a maior premiação do ecossistema de inovação do Brasil, na categoria “Startup de impacto social”. Saiba mais: https://secandidatemulher.com.br/  e fique por dentro das ações da empresa: https://materiais.secandidatemulher.com.br/tri-lp-ebook-calendario-diversidade

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *