AAFR: entenda como o conceito pode fidelizar clientes e aumentar os lucros – Por: Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria

AAFR: entenda como o conceito pode fidelizar clientes e aumentar os lucros – Por: Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria

De acordo com Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, atrair, atender, fidelizar e rentabilizar pacientes são quatro passos fundamentais para o crescimento de uma clínica ou hospital

Qualquer empreendimento tem o objetivo de se destacar em meio às várias opções disponíveis aos consumidores, e com as clínicas médicas e hospitais não é diferente.

O conceito AAFR (atrair, atender, fidelizar e rentabilizar), por exemplo, mostra quatro etapas fundamentais para que um gestor ou médico empreendedor possa elaborar estratégias e planos de ação eficientes. Assim, é possível se destacar da concorrência, reunir mais recursos financeiros e melhorar a experiência dos pacientes.

De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios e CEO da SIS Consultoria, a melhor maneira de atrair pacientes para uma clínica é conhecê-los, entender suas necessidades e apresentar as soluções disponíveis para aquele problema. “Vale lembrar que a venda, principalmente de serviços, acontece após um relacionamento de confiança ser estabelecido, por exemplo, entre paciente e clínica. Portanto, use as redes sociais e estratégias de marketing para criar conexões com potenciais clientes”, relata.

Segundo Feltrim, a área da saúde, geralmente, trabalha com demanda negativa. “Poucas pessoas acordam e se sentem animadas em ir ao médico, dentista ou hospital. O bom atendimento, muitas vezes, é o que fará a diferença nesta demanda negativa, auxiliará na resolução de queixas, além de acolher os clientes, respeitando suas ansiedades, medos e desejos”, declara.

Para fidelizar esses pacientes, além do bom atendimento, a atenção para desenvolver um relacionamento é fundamental. “Quando o paciente é chamado pelo nome, é reconhecido e tratado com respeito, sendo conquistado cada vez mais e nesse aspecto a fidelidade é algo que vem naturalmente. Invista em um bom CRM (Customer Relationship Management) para gerenciar o relacionamento entre equipe e clientes, entendendo que cada paciente é único dentro do seu negócio”, revela o especialista.

Essa fidelidade, consequentemente, irá trazer um maior faturamento para clínicas e hospitais. “Além de ser um retorno garantido, clientes fiéis são uma das principais fontes de indicação e recomendação de um serviço ou estabelecimento. Quando alguém comentar uma necessidade que é atendida nessa unidade médica, por exemplo, o cliente que desenvolveu um relacionamento, na maioria dos casos, irá fazer uma indicação”, pontua Feltrim.

Para o CEO da SIS Consultoria, quando o conceito de AAFR não é aplicado, a gestão não está enxergando o consultório, clínica ou hospital como um negócio. “É preciso ver um empreendimento, de fato, como um investimento. Planejar e estruturar todas as formas de contato com os pacientes, visando uma melhor relação, é fundamental. Como dito anteriormente, quando fidelizamos pacientes, o lucro e o crescimento aparecem naturalmente”, pontua.

De acordo com o consultor em negócios na área da saúde, buscar auxílio com uma empresa terceirizada pode ser um bom movimento para gestores que não conseguem ver os resultados esperados. “Tudo precisa ser muito bem planejado, mas uma empresa especializada e profissional no assunto trará o caminho a ser trilhado de forma simplificada e, com a participação ativa de ambas as partes, será possível alcançar grandes resultados”, finaliza.

Sobre o Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

Sobre a SIS Consultoria de Negócios

A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 30 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 160 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse https://www.sisconsultoria.net/ ou pelo instagram @sis.consultoria.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *