Como traçar metas e objetivos para o próximo ano

Como traçar metas e objetivos para o próximo ano

Para terapeuta e escritor William Sanches, construir novos hábitos e manter motivação são atitudes fundamentais para a mudança

Um ano novo está próximo e com ele chega o desejo de traçar novas metas e objetivos para que mudanças positivas aconteçam. Mas como fazer para os planos realmente darem certo e a motivação não se perder?

De acordo com William Sanches, terapeuta, escritor e especialista em comportamento humano, é preciso considerar que não basta uma mudança no calendário para que as coisas mudem na vida. “Se estou há 30 anos fazendo a mesma coisa, não é uma mudança pontual que vai fazer com que tudo mude. O cérebro está acostumado com seus hábitos”, explica.

Para o especialista, é preciso construir novos hábitos para determinar o ano que se quer ter. “É muito comum, por exemplo, as pessoas pensarem em iniciar um regime, mas para isso é preciso construir novos hábitos e o cérebro precisa de 21 dias, pelo menos, para conseguir assimilar”.

Ele afirma que, atualmente, muitas pessoas vêm repetindo seus hábitos ao longo dos anos sem perceber. “Entra ano e sai ano e elas fazem as mesmas coisas. O fato é que posso comer lentilha, colocar uma folha de louro na carteira e pular sete ondas, mas se não trabalhar meus pensamentos e atitudes, não vou mudar minha vida”, atesta.

Além da mudança de pensamentos e atitudes, o terapeuta explica que é preciso determinar objetivos reais, alcançáveis e mensuráveis para o ano. “As pessoas confundem objetivos com metas. O objetivo é onde quero chegar. Por exemplo, fazer uma viagem internacional. Para realizar esse objetivo, é preciso estabelecer as metas a seguir, como conseguir uma renda extra todo mês para poupar para a viagem”, explica.

Uma sugestão que ele dá é fazer uma lista por escrito para ir acompanhando. “Pode ser anual ou mensal e a pessoa vai olhando o que já cumpriu e apontando o que conseguiu fazer. É importante lembrar que prazos longos e objetivos inatingíveis podem se perder no meio do caminho”, orienta.

Outro ponto importante é considerar que os objetivos podem mudar ao longo do ano e está tudo bem. “É preciso entender que não há nada de errado em ressignificar quando necessário. E quando percebo que a mudança está fazendo bem para mim, me sinto uma pessoa melhor. Não somos os mesmos o tempo todo”, conclui.

Sobre William Sanches

William Sanches é Terapeuta e autor de mais de 25 livros no Brasil, Europa e em toda América Latina. É especialista em Comportamento Humano e Reprogramação Neurolinguística. É pós-graduado em Neurociências e Comportamento pela PUC-RS.  Também cursou Letras, Pedagogia e é pós-graduado em Literaturas, Educação, Psicologia Positiva e Programação Neurolinguística. Estudou as Questões Sociais do Novo Milênio na Universidade de Coimbra, em Portugal.  Apaixonado pelas questões que envolvem a alma, aprofundou-se nos estudos sobre espiritualidade independente e participou de retiros pelo Brasil, Índia e Israel.  Com uma linguagem dinâmica e atual, consegue permitir uma reflexão capaz de construir novos caminhos. Educador por excelência, dedica-se às palestras, cursos e workshops que profere em todo o mundo, atingindo um público estimado em dois milhões de pessoas. Possui mais de 25 livros publicados. Seu canal no YouTube ultrapassa a marca de 1 milhões de seguidores. Para mais informações, acesse: www.williamsanches.com ou pelas redes sociais @williamsanchesoficial.

 

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *