Inovação no modelo de gestão é fator determinante para crescimento de fintech goiana

Inovação no modelo de gestão é fator determinante para crescimento de fintech goiana

Com equipe quase quatro vezes maior, Crediblue aposta em modelo que incentiva engajamento de seus colaboradores

Segundo estudo da Education First em parceria com a consultoria britânica do Financial Times, empresas que investem em colaboradores têm 74% mais engajamento. É o cenário em que está a fintech Crediblue, com um time que começou em 2020 com apenas 14 pessoas, e hoje já conta com 53 colaboradores.

A expansão que marca quase 4 vezes o número inicial é resultado da cultura de horizontalidade implementada pela empresa desde o início, um modelo organizacional que prioriza a responsabilidade e autonomia. Raisa Junqueira, head de Pessoas e Cultura na Crediblue, afirma que o intuito é construir um ambiente equilibrado e saudável.

“Em nosso primeiro ano o foco estava em construir uma base sólida para que as pessoas pudessem ter espaço e confiança para desenvolver autonomia e consequentemente a liderança de projetos importantes que hoje suportam nosso crescimento”, explica.|

Junqueira enfatiza ainda que uma boa gestão e processos bem estabelecidos dão clareza de atribuições e responsabilidades, ao passo que uma cultura bem definida oferece diretrizes e orientação para a tomada de decisão no caminho. “Somos uma das poucas fintechs com esse tipo de gestão no Brasil e, partimos originalmente desses valores, portanto, acreditamos que esse seja  um dos nossos grandes diferenciais”, diz.

A Crediblue buscou referências de metodologias e práticas internacionais que suportam a horizontalidade, modelo que é extremamente desafiador de ser sustentado, visto que a cultura brasileira é tradicionalmente hierarquizada. “A Gestão Integral (Teal), do autor Frederic Laloux, a Holocracia, bem como as obras da autora Brené Brown são grandes referenciais do nosso design organizacional”, revela a especialista.

Pilares essenciais

A cultura da Crediblue é apoiada em três pilares principais – autogestão, colaboração e comunicação. O colaborador é convidado a desenvolver responsabilidade, assim como transparência e autoconsciência  para poder atuar com essa liberdade e assumir seu espaço dentro da organização. Visto que a autonomia não se desenvolve da noite para o dia, ele é incentivado a construir o caminho a partir de trocas, colaboração e espaço para aprendizado.

Ainda segundo Junqueira, a gestão horizontal é um dos principais fatores responsáveis pelo crescimento da empresa no último ano e pelo engajamento dos colaboradores. “Nossa cultura é viva e continua se desenvolvendo com os desafios que o negócio traz. Nos comprometemos com esses desafios e com as mudanças necessárias com muita transparência, visto que estar em constante aprendizado é fator essencial para nossa evolução enquanto equipe e empresa”, finaliza.

 

Sobre a Crediblue

A Crediblue é uma empresa especializada na área de serviços financeiros com processos inteiramente baseados em tecnologia, que viabiliza soluções estratégicas de crédito facilitadas e personalizadas, combinando tecnologia à expertise no mercado financeiro e imobiliário, além de possuir uma extensa rede de parceiros por todo país. A empresa, integrante do ecossistema de capitais Blueway Capital, é focada no segmento B2B2C e disponibiliza uma plataforma própria e gratuita para seus parceiros utilizarem, de forma que possam levar a seus clientes melhores ofertas de crédito, com taxas flexíveis, análises ágeis e avaliando os tipos de imóveis em todo território nacional. Toda a estrutura de uma fintech com sua própria marca. Como nenhuma no mercado, essa solução possibilita ao parceiro gerenciar todas suas oportunidades de negócio, além de obter, como diferencial, acesso a materiais exclusivos para impulsionar sua captação, gestão e operação.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *