As principais características de um empreendedor de alta performance – Fernando Senna, cofundador da Start Empreendedor, explica como o propósito e o preparo mental são aliados dos grandes empreendedores

As principais características de um empreendedor de alta performance – Fernando Senna, cofundador da Start Empreendedor, explica como o propósito e o preparo mental são aliados dos grandes empreendedores

O empreendedorismo tem como principal objetivo oferecer soluções para resolver dores que existem no mercado. Exige que o empreendedor tenha muita dedicação para atingir grandes resultados e inteligência para se manter na rota do sucesso, com corpo e mente saudáveis.

“Michael Jordan e Tom Brady não chegaram no auge à toa. Eles possuem pontos em comum, como propósito muito forte, metas e objetivos bem estabelecidos e a consciência de que precisam estar sempre em alta performance. Para alcançar tudo isso, eles se sacrificaram, se esforçaram e trabalharam duro. E a marca que eles deixaram no mundo, permanece até hoje”, diz Fernando Senna, cofundador da Start Empreendedor, edtech criada por empreendedores para empreendedores, com o propósito de apoiar em todas as etapas da jornada de uma startup.

É necessário que o empreendedor se enxergue como um atleta de alta performance, mas com a consciência de que essa não é uma condição que irá atingir de uma hora para outra. Senna explica que a evolução acontece nos pequenos passos e esforços do dia a dia. “Para termos ideia, a pessoa que se esforça 1% melhor a cada dia durante um ano, fica 37 vezes melhor do que aquela que não fez nada. Então, não subestime o efeito dos pequenos avanços”, diz.

Alcançar o sucesso é resultado de uma combinação de fatores que foram bem sucedidos. Está sendo cada vez mais comum ver pessoas buscando empreender, seja em novos negócios ou mesmo dentro da empresa que trabalham, que é o caso do intra-empreendedor. Mas para que isso se traduza em resultados positivos, é preciso buscar a evolução contínua e desenvolver características importantes que ajudem na jornada.

Fernando Senna, traz os pilares chaves que considera de grande importância para conquistar essa dinâmica dentro do empreendedorismo, são eles:

  • Alimentação: afinal você é o que você come. Para o empreendedor não é um ditado clichê à toa, pois aquilo que comemos é o que nos fornece nutrientes para o corpo funcionar. Além de que, estar melhor nutrido aumenta nossas capacidades física e cognitiva, deixando-nos mais produtivos.
  • Sono: muitos estudos e pesquisas dizem que é de grande importância um sono de qualidade para recuperar a energia. Mas o foco não é o número de horas que irá dormir, e sim, a qualidade. Dormir ocupa um terço da vida, então caso o despertar seja ruim, pode impactar de forma negativa no restante do dia.
  • Exercícios físicos: praticar atividade física regula e melhora a capacidade cardiorrespiratória, força e mobilidade. Além disso, Fernando ressalta outros benefícios como nos deixar mais ativos, em alerta e com melhor condicionamento para encarar os desafios do dia a dia.
  • Meditação ou qualquer exercício para trabalhar a mente: Senna explica que cuidar da mente não é algo comum de se ver por aí. Mas pondera que a meditação ajuda a aquietar a mente e fazer autoconexão com a própria essência por meio do silêncio. Sendo considerada uma das melhores ferramentas para tratar o estresse e a ansiedade, fatores frequentes ao longo da jornada empreendedora.
  • Gratidão: o cofundador fala que muitas pessoas tendem a focar no que está faltando, no que deu errado ou no que não foi tão bom, diminuindo as conquistas ou aquilo que deu certo. “Isso faz com que fiquem em um estado quase permanente de frustração. Exercitar a gratidão é exercitar a mentalidade de forma positiva”.
  • Fazer terapia: a terapia é uma ferramenta que faz com que as pessoas externalizem, sejam acolhidos e tratem pontos importantes que acontecem durante a vida.

Começar uma empresa do zero e escalar, até que ela se torne saudável e relevante no mercado, não é fácil. Requer muita dedicação, compromisso e muitas horas de trabalho duro. Contudo, é preciso investir esse tempo de forma inteligente, para estar no melhor jogo da vida.

O objetivo da alta performance é que, a cada dia, as competências do empreendedor sejam melhoradas, levando sua atuação a um próximo nível de qualidade. Tudo isso, para que ele possa alcançar e desenvolver maior excelência. “Todos os pilares aplicados no dia a dia, permitem com que o empreendedor viva uma vida de alta performance, tornando-se antifrágil e isso o beneficia muito na jornada empreendedora”, finaliza.

Sobre a Start Empreendedor

Fundada em 2021 pelo casal Fernando Senna e Débora Spada, a Start Empreendedor é uma edtech criada por empreendedores para empreendedores, com o propósito de apoiar em todas as etapas da jornada de uma startup, da fase inicial a aqueles que já estão prontos para escalar o seu negócio. Com mais de R$ 100 milhões faturados em quase sete anos empreendendo, o casal desenvolveu um ecossistema de soluções on-line que vai desde programas rápidos, como e-books e e-classes, passando por um curso completo para tirar a ideia do papel, além de apoio individual e personalizado por meio de mentorias que contribuem em todos os estágios do negócio, inclusive com aporte financeiro como investidores-anjo.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *