Friday Experience. – Atividades Culturais Como Fator Contributivo Para a Saúde.
Diversas instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde do Brasil e outras entidades de saúde ao redor do mundo reconhecem os benefícios da atividade cultural para a saúde física, mental e emocional;
Um estudo realizado pelo Arts Council England descobriu que participar de atividades culturais pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão. Outra pesquisa publicada no Journal of Epidemiology and Community Health descobriu que pessoas que freqüentam museus e demais atividades culturais regularmente apresentam menor probabilidade de desenvolver depressão.
Recentemente a Fundação Itaú quis e conseguiu colocar em números a percepção de que a Cultura é transformacional. Dentro do que é possível medir, a organização fez esse trabalho por meio do Observatório Itaú Cultural. O resultado do estudo surpreende: a chamada Economia Criativa respondeu por 3,11% do PIB em 2020, ou uma geração de riqueza superior a R$ 230 bilhões. No ano marcado pela pandemia, superou até mesmo a indústria automotiva. É o primeiro levantamento do tipo que se propõe a um trabalho contínuo de medição.
Na busca de uma vida saudável, eu tenho estruturado o meu tempo incorporando este tipo de atividade, e quando o faço busco adotar uma postura critica no sentido de encontrar “insights” e experiencias que possam ajudar nas minhas interações.
No ultimo final de semana fui ver o filme “Air – A Historia por Trás do Logo”, lançado recentemente aqui no Brasil. Uma produção incrível estrelada por Ben Affleck, Matt Damon, Viola Davis entre outros, que trata do processo de contratação do astro Michael Jordan pelo então “incipiente” departamento de marketing de basquete da Nike. Uma verdadeira aula de negociações em um negócio que se tornou bilionário ( em dólares). Compartilho alguns “insights” do meu ponto de vista:
Fundamente as suas crenças em fatos e dados;
Não desista diante das dificuldades do percurso;
Prepare-se e construa estratégias para a negociação;
Esteja preparado para o inusitado;
Calcule e avalie o retorno/benefício para as partes envolvidas.
Aparentemente podem parecer “óbvias ”as considerações acima, mas eu asseguro que tem muita gente que ainda não as adota. Quero te desafiar a pensar sobre as ultimas 5 (cinco) negociações que você fez. Quais foram os resultados alcançados? Atendeu aos interesses de todos os stakeholders? Que estratégias utlizou? Teve algo parecido com as estratégias acima? Está seguro de que fez o melhor ou poderia ter feito mais?. Pare durante 30 minutos para refletir sobre. Escreva num papel e avalie criticamente.
Negociação é parte da nossa vida. Desde criança, negociamos todos os dias. Embora seja tão antiga quanto a historia judaico-cristã (Gênesis 25;30-33) requer aprimoramento contínuo nos adaptando para as circunstancias do ambiente em que vivemos.
Aproveite este final de semana para refletir sobre como melhorar o seu padrão de negociação, de forma que possa beneficiar a todos os atores envolvidos.
Ah! Se você gosta de bons filmes, recomendo assistir ao filme indicado. Para o meu gosto eu o classifico como muito bom. Se gosta de literatura tem muitos títulos disponíveis. Eu estou lendo “Negociando o Inegociável” de Daniel Shapiro. Uma obra prima na minha concepção.
Consuma cultura. Será altamente contributivo para uma vida saudável.
Forte abraço!
Raimundo Sousa
@raimundosousa54.
Deixe um comentário