É fundamental fechar o balanço anual com precisão para oferecer uma visão geral da empresa aos stakeholders e órgãos reguladores
O fechamento anual é um momento bastante movimentado para os departamentos financeiro e contábil de toda e qualquer empresa. Isso porque envolve a verificação e atualização das contas para refletir as transações e eventos contábeis que ocorreram durante os últimos 12 meses. Entre outras coisas, o objetivo é calcular o resultado do ano que passou a fim de ter uma visão precisa da empresa, seus resultados, conquistas e pontos a melhorar, para apresentar aos interessados e submeter informações precisas aos órgãos fiscalizadores.
Consolidar as contas anuais de uma empresa significa seguir um processo preciso a fim de ter sucesso nessa tarefa às vezes hercúlea. O número de etapas depende do tamanho da empresa, mas alguns dos principais são:
– Coleta de documentos contábeis – é necessário coletar todos os documentos contábeis relacionados às transações e eventos do ano que passou. Isso inclui extratos bancários, comprovantes de pagamento, notas ficais etc.
– Registro das transações contábeis – para garantir um fechamento tranquilo e conseguir demonstrações financeiras precisas, é necessário se certificar de que todas as transações ocorridas durante o exercício foram registradas corretamente.
– Verificar saldos bancários – verifique se os saldos de suas contas bancárias se reconciliam com as contas (a isso se chama conciliação bancária).
– Fazer ajustes contábeis – uma vez reconciliados os saldos bancários, os vários ajustes contábeis do ano devem ser feitos. Esses ajustes garantem que as contas anuais estejam corretas.
– Elaboração das contas anuais – balancete patrimonial, demonstrativo de lucros e perdas, demonstração de fluxo de caixa etc.
“Embora seja um período de muito trabalho, existem boas práticas simples que podem ser implementadas antes e durante o fechamento anual, permitindo que a carga de trabalho seja distribuída e controlada e, ao mesmo tempo, garantindo um bom nível de qualidade nas contas que serão emitidas”, afirma Eduardo Todeschini, CEO da Pryor Global.
Segundo ele, é comum também que os departamentos financeiros e contábeis criem um cronograma com os principais marcos do processo de fechamento anual. “Este cronograma pode conter também as tarefas a serem realizadas pelas equipes e as datas planejadas de entrega. Dessa forma, todos os integrantes estarão mais cientes dos impactos de suas ações (ou falta delas) para gerar resultados precisos”, detalha Todeschini.
O CEO DA Pryor aconselha ainda as empresas a anteciparem parte do trabalho do fechamento anual, uma prática fácil de implementar e que permite identificar potenciais problemas ou inconsistências contábeis, podendo-se resolvê-los com antecedência. O principal benefício é evitar que as equipes trabalhem com pressa e assim melhorar a qualidade de suas análises. “Durante todo esse trabalho, a empresa pode e deve contar com parceiros de confiança para ajudá-las no registro, acompanhamento e obtenção de dados financeiros e contábeis claros e corretos e a estar em conformidade com as regulações vigentes”, ressalta Todeschini.
Com mais de 26 anos de atuação no mercado, a Pryor Global atua há muito tempo com a terceirização de backoffice e conta com equipes altamente qualificadas e experientes para ajudar as empresas a mitigar riscos em suas operações financeiras e contábeis.
Sobre a Pryor Global
A Pryor Global é pioneira e uma das líderes em soluções integradas de representação legal, benefícios e seguros empresariais, gestão de capital humano e serviços de outsourcing contábil para empresas nacionais e internacionais dos mais variados setores. Fundada por Jobelino Locateli, uma referência no setor de representação legal, que foi sucedido por seus filhos Cristiane Locateli e Dalton Locateli, a Pryor Global fica sediada no Brasil, no principal centro de negócios da cidade de São Paulo. Seu objetivo é oferecer uma parceria completa, comprometida com resultados, segurança e confiabilidade, por meio de soluções integradas e personalizadas que atendem às necessidades específicas e únicas de cada cliente, contribuindo assim para o desenvolvimento de cada negócio.
Deixe um comentário