Inovação e ESG: como colocar em prática na sua empresa? Por: Alexandre Pierro é mestrando em gestão e engenharia da inovação, bacharel em engenharia mecânica, física nuclear e sócio-fundador da PALAS, consultoria pioneira na ISO de inovação na América Latina.

Inovação e ESG: como colocar em prática na sua empresa? Por: Alexandre Pierro é mestrando em gestão e engenharia da inovação, bacharel em engenharia mecânica, física nuclear e sócio-fundador da PALAS, consultoria pioneira na ISO de inovação na América Latina.

Muito além de incorporar métodos e processos inovadores nas empresas, cada vez mais o mercado está atento à importância de adotar práticas mais amigáveis ao meio ambiente que unam essas estratégias. Neste cenário, a inovação sustentável, aliada ao ESG, vem despontando em inúmeros negócios como forma de impulsionar a companhia em seu segmento por meio de ações que atinjam esse equilíbrio com o ecossistema.

Não há como negar os benefícios que a inovação traz para o crescimento e destaque das empresas. Mas, inovar de forma desordenada e sem medir as consequências das ações adotadas, é uma ação irresponsável em qualquer marca. Toda estratégia adotada deve ser muito bem planejada, se baseando nas metas a serem atingidas e, acima de tudo, nos impactos que pode gerar para a sociedade.

Por isso, com a inovação aliada ao ESG, as companhias podem adotar práticas que gerem algum tipo de valor para o negócio sem que gere isso impactos negativos à sociedade. Seja por meio de processos, produtos, métodos ou serviços, seu objetivo é encontrar uma nova forma de resolver um problema a partir de ideias inovadoras, considerando os pilares da sociedade, do meio ambiente e da economia.

Assim, as empresas podem não apenas adotar estratégias que tragam valor ao seu negócio, como principalmente contar com soluções que não agridem o meio ambiente, o que traz uma série de vantagens em seu segmento. Delas, além da maior responsabilidade social e ambiental, a inovação aliada ao ESG eleva o potencial competitivo da marca, a partir de ações disruptivas que também elevarão sua imagem perante consumidores e parceiros.

Segundo uma pesquisa da consultoria Mckinsey, comprovadamente, 85% dos brasileiros se sentem melhor comprando produtos sustentáveis. A preferência é clara: aquelas que demonstrarem uma verdadeira responsabilidade ambiental, certamente atrairão cada vez mais clientes para seu negócio. Não há como escapar desta tendência que já está tomando conta do mercado – a qual, felizmente, conta com diversas estratégias capazes de auxiliar em sua adoção nas companhias com grandes chances de êxito na conquista dos objetivos desejados.

Aquelas que desejam implementar ações inovadoras e não agressivas ecologicamente precisam se atentar a alguns pontos cruciais para que obtenham resultados que gerem valor à sua marca de maneira mais sustentável possível. Elas incluem o desenvolvimento de uma cultura de inovação internamente, a realização de um planejamento estratégico, monitoramento das ações instauradas e, acima de tudo, investir em metodologias de direcionamento para esse plano, como a ISO de inovação.

Como ponto de partida, de nada adianta implementar uma estratégia disruptiva, sem que todos entendam sua importância e colaborem ativamente para essa meta. Por isso, desenvolver um mindset inovador fará toda a diferença para disseminar a necessidade de adoção de tais práticas ecológicas em toda a sua cultura organizacional – incluindo a postura, interesses, habilidades, conhecimentos, prioridades e valores defendidos pela companhia neste âmbito.

Uma vez compreendida essa necessidade, é imprescindível realizar um planejamento estratégico completo e o mais detalhado possível, o qual deve incluir quais métodos serão aplicados, recursos utilizados em cada um, resultados esperados, dentre muitos outros fatores essenciais. Todas as ações instauradas precisam ser monitoradas em tempo real, como forma de assegurar a manutenção ambiental defendida pela inovação aliada ao ESG e para ter uma visão mais clara da assertividade dos processos definidos, assim como quais precisam ser ajustados para assegurar a preservação ecológica.

Para impulsionar ainda mais esse processo nas empresas, a ISO de inovação se tornou uma das aliadas mais poderosas do mercado. Essa é uma metodologia flexível que, ao analisar a maturidade inovadora de cada negócio, aponta as melhores diretrizes a serem seguidas com base nos objetivos desejados. Assim, cada empresa pode escolher o caminho que considerar mais adequado, contando sempre com todo o apoio necessário em seu desenvolvimento.

Com este modelo de governança – o qual atende até mesmo 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – as companhias poderão atingir resultados enormes para seu destaque em consonância com as práticas ESG. Essa já se tornou uma forte necessidade do mercado global, que com o apoio de estratégias e mecanismos eficazes, darão imenso suporte e segurança nesse processo.

Saiba mais sobre a ISO de inovação:

A ISO de inovação é uma metodologia internacional de governança para a inovação que vem sendo adotada por empresas de todos os portes e segmentos ao redor de todo o mundo. Estima-se que mais de 400 companhias já adotaram o modelo, sendo mais de 10 apenas no Brasil. Há casos de indústrias, serviços e até empresas públicas. Baixe o e-book e leve essa ferramenta de gestão para sua empresa também.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *