A Craft, multinacional brasileira especializada no segmento de transporte internacional de carga consolidada, ampliou sua presença global desde 2020, ao expandir seus negócios a partir de novas filiais nos Estados Unidos. Referência do segmento na América Latina, segundo consultorias especializadas¹, a companhia acelerou sua oferta de serviços entre portos norte-americanos, América Latina, Europa, Ásia e África.
Desde que abriu os escritórios em Miami, Chicago e Nova Iorque em 2020, com representantes também em Atlanta, Los Angeles e Charlotte, a empresa já lançou cerca de 100 serviços entre operações de importação e exportação da modalidade LCL (carga consolidada de transporte marítimo). A previsão para 2024 é de ter mais um representante em Charleston, na Carolina do Sul. No total, mais de 100 colaboradores em 10 países estão comprometidos na operação norte-americana, com foco em centros compartilhados de serviço em todos os países que atendem a cada mercado local.
“A estratégia de negócios para os próximos anos é ampliar ainda mais nossa atuação global, com presença nos principais trades do comércio internacional”, explica Marcio Dias, Chief Commercial Officer da Craft. “Uma consistente gama de serviços, em especial os exclusivos, garante mais assertividade nas operações, agilidade e qualidade na entrega. Assim como acontece nas outras unidades, nossa estrutura nos Estados Unidos garante atendimento personalizado, que combina tecnologia e um time pronto para oferecer soluções para os mais diversos embarques”, acrescenta Dias.
Um exemplo é o serviço de importação de Nhava Sheva, na Índia, diretamente para Nova Iorque. “Com a abertura dos escritórios e o lançamento de serviços, estamos avançando de forma consistente. Em 2023, ultrapassamos a marca de 26 mil embarques realizados”, detalha o executivo.
Até mesmo os serviços mais tradicionais continuam em constante melhoria, como a operação para o Brasil. Recentemente, a empresa lançou mais um serviço LCL do porto de Los Angeles, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, para Santos (SP). Com tempo de trânsito de aproximados 32 dias e frequência semanal, a primeira operação aconteceu com saída do navio NYK Nebula V.081E. A nova rota ampliará ainda mais as opções para as empresas que operam neste trade para importação de menores volumes, mas que necessitam de agilidade.
Em 2023, a Craft já lançou um serviço exclusivo que conecta o porto de Miami, na Flórida, ao de Vitória (ES), com tempo de trânsito de cerca de 23 dias e frequência quinzenal. A empresa conta com outra rota que opera entre Nova Iorque e Itajaí (SC), cujo tempo de trânsito é de aproximados 32 dias e com intervalo de operação quinzenal. Atualmente, a empresa é referência no segmento LCL no trade Estados Unidos/Canadá para o Brasil, com cerca de 30% de market share.
¹ Fonte/Consultorias: Brasil (Datamar e Logcomex), Uruguai, Argentina e Paraguai (Datamar). Peru (Escomar), Colômbia (Sicex) e Equador (Dual Logistics).
Deixe um comentário