Pesquisa mede interesse das empresas com IA e open-source
Levantamento encomendado pela Cloudera e conduzido pela Coleman Parkes Research, conclui que 92% das empresas possuem orçamento dedicado para projetos de IA. Na mesma pesquisa, 44% dizem já ter casos de uso de IA em produção, indicando uma rápida adoção da tecnologia. A pesquisa, realizada entre junho e agosto de 2023, teve como objetivo analisar o panorama atual da gestão de dados e Inteligência Artificial (IA) nas empresas.
O estudo ainda revela que 28% das organizações esperam um aumento de mais de 10% nos gastos com projetos de IA nos próximos 12 meses, refletindo um compromisso contínuo em impulsionar a transformação digital por meio da IA. Nesse sentido, 80% das empresas planejam continuar investindo em tecnologias de open-source nos próximos três anos, destacando a confiança crescente no poder da comunidade de código aberto para impulsionar a inovação e proporcionar maior segurança e transparência.
Quando se trata de estratégias de armazenamento de dados, 61% dos entrevistados disseram que planejam migrar mais dados para a nuvem dentro de 1 a 3 anos, enquanto 38% estão considerando a migração de dados da nuvem de volta para o armazenamento local durante o mesmo período.
Além disso, 73% das organizações relataram utilizar um ambiente híbrido, combinando armazenamento em nuvem pública e privada e demonstrando uma abordagem integrada à gestão de dados. Por outro lado, 62% das empresas adotaram um modelo multicloud, operando com dois ou mais provedores de nuvem. Ainda nesse aspecto, para 91% dos entrevistados, manter todos os ambientes tecnológicos em colaboração – com harmonia e governança adequada – não é uma tarefa simples, sugerindo a necessidade de uma abordagem estratégia e cuidadosa.
Deixe um comentário