Bem-estar x Performance: a necessidade de compreender as pessoas para fortalecer as conexões sustentáveis dentro da empresa – Por: Felipe Azevedo é CEO da LG lugar de gente
O Brasil é hoje o segundo país com maior número de casos de Burnout, sendo superado apenas pelo Japão, onde 70% da população é afetada por esse problema, de acordo com dados apresentados pelo estudo da International Stress Management Association (Isma). Essa informação abre um debate muito importante para o meio corporativo: bem-estar x performance: como fortalecer uma conexão sustentável dentro das empresas pode prevenir doenças e impulsionar o crescimento dos negócios?
Investir no bem-estar organizacional é muito mais do que oferecer benefícios e programas isolados de qualidade de vida. É preciso criar uma cultura interna que coloca os indivíduos em primeiro lugar, em que a saúde mental e física, a satisfação no trabalho e o equilíbrio entre pessoal e profissional sejam prioridades. Para alcançar esse âmbito, é fundamental consolidar e fortalecer os recursos humanos, pois, independentemente das mudanças e tendências que surgirem, gerir pessoas se resume em extrair o melhor delas por meio do cuidado.
Imagine uma ferramenta que permite aos colaboradores expressarem seus sentimentos e ao RH atuar de forma abrangente, com estratégias que incluam todas as áreas da companhia. O Termômetro das Emoções, funcionalidade do Gen. te Agrega – Autoatendimento, da LG lugar de gente, proporciona exatamente isso.
A novidade apresentada durante o maior congresso de RH da América Latina, o CONARH 2023, possibilita que as pessoas, de forma anônima ou não, compartilhem suas experiências de maneira transparente, reduzindo ruídos e aumentando o senso de pertencimento. Além disso, os líderes e o RH acessam um painel intuitivo, em que as respostas são computadas e apresentadas em forma de insights. Os dados coletados formam um relatório detalhado que pode ser filtrado por time ou por colaborador.
A felicidade das pessoas está diretamente ligada à produtividade e ao comprometimento com o trabalho. Colaboradores satisfeitos têm o poder de encantar clientes, mas é importante dizer que não existe uma abordagem única ou fácil de seguir. Cada empresa deve olhar para o seu quadro de funcionários e entender quais benefícios e objetivos eles almejam.
E o apoio de uma solução inteligente focada na construção e análise desse bem-estar é capaz de transformar a dinâmica da companhia. Confira alguns dos benefícios dessa nova solução:
1. Melhora a integração: fortalece os laços entre as equipes, identifica problemas ocultos de relacionamento interpessoal e cria uma cultura colaborativa.
2. Aumento da produtividade: equipes engajadas são mais produtivas, e o Termômetro das Emoções, da LG lugar de gente, ajudará a entender os fatores que impulsionam a motivação, criando um ambiente de trabalho mais estimulante.
3. Conhecimento profundo: ter uma visão nítida do que realmente motiva ou desmotiva os colaboradores, o que permite a implementação de ações estratégicas com maior impacto.
4. Tomada de decisão fundamentada: mais conectados com a realidade dos funcionários, é possível guiar as escolhas estratégicas a partir de dados confiáveis e reais.
5. Retenção de talentos reforçada: ao valorizar as opiniões e necessidades de cada membro, cria-se um ambiente de trabalho em que o sentimento de pertencimento é fortalecido, promovendo a fidelidade à empresa.
6. Visualização poderosa de dados: com uma plataforma intuitiva, teremos acesso a uma análise visual e clara dos dados coletados, que possibilita filtragens precisas para insights fundamentais.
O Termômetro das Emoções representa o momento em que a tecnologia impulsiona as conexões mais humanas para ajudar no aprimoramento do desempenho das equipes. A LG lugar de gente acredita que sem pessoas não há empresas de sucesso, por isso, entrega essa solução para que gestores moldem o futuro em que empatia e tecnologia se unem para criar ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos.
Deixe um comentário