3 dicas para mulheres que buscam independência financeira

3 dicas para mulheres que buscam independência financeira

Longe de ser apenas um movimento passageiro, a presença feminina no empreendedorismo está avançando de forma transformadora em todo o mundo. Aqui no Brasil, as mulheres estão quebrando barreiras e estereótipos, ocupando cargos de liderança com preparo e inovação, e desenvolvendo negócios de sucesso em variados setores.

A pesquisa mais recente do Sebrae, com base em dados do IBGE, aponta que no terceiro trimestre do ano passado, havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país, mais de 34% dos empreendedores.

Essa atividade não apenas fortalece a economia, como inspira gerações futuras de mulheres a buscarem seus sonhos empresariais, contribuindo para uma sociedade mais equilibrada e inclusiva. A independência financeira está se tornando uma realidade mais próxima para empreendedoras, indicando que o acesso a oportunidades adequadas favorece o sucesso em todo o mercado empreendedor.

Luana Guimarães é diretora executiva do B2Woman Club.

O B2Woman Club foi formado para sediar eventos e treinamentos com foco no desenvolvimento de mulheres.  O grupo busca acolher, capacitar e promover negócios por meio da interação entre as associadas. Luana Guimarães, fundadora e atual CEO do clube, recomenda 3 dicas para mulheres que buscam independência financeira.

 

1 – Definir metas financeiras: estabelecer metas claras de curto e longo prazo para orientar os esforços financeiros.

 

2 – Seguro de emergência: construir um fundo de emergência que cubra pelo menos 3 a 6 meses de despesas, para enfrentar imprevistos sem recorrer a dívidas.

 

3 – Eliminar dívidas: priorizar o pagamento de dívidas de alto juro para reduzir despesas desnecessárias.

 

Luana Guimarães tem graduação em Pedagogia pelo Mackenzie e MBA em Gestão de Negócios pela ESAMC. Atuou como coordenadora e diretora pedagógica por 13 anos no Colégio Porto Bragança, escola particular com ensino de Educação Infantil a Ensino Médio. Já foi sócia proprietária do Espaço Nexo – Coworking, e mais tarde teve atividade direcionada apenas à B2Woman, considerando o avanço e desenvolvimento da empresa.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *