Varejo: 5 razões para varejistas operarem com sistemas integrados
Em relatório da Digibee, 98% dos entrevistados afirmam que tiveram que reconstruir suas integrações ao menos uma vez no último ano
Nos últimos anos, empresas de varejo foram provocadas a se adaptar às rápidas mudanças no comportamento dos consumidores e nas oscilações econômicas. As vendas precisaram acontecer por meio de praticamente todos os canais, seja online, em lojas físicas, por meio de aplicativos ou sites e com opções de retirada ou entrega, para se manterem competitivas.
Para viabilizar esse processo, a integração de sistemas, responsável por fazer que todas as áreas de uma empresa trabalhem de forma conjunta, ágil e automatizada, foi priorizada, mas nem sempre executada de forma eficaz.
Conforme dados do Relatório de Integração Empresarial Digibee 2023, 98% dos mais de 1.000 CIOs, CTOs e desenvolvedores de mais de 500 empresas dos Estados Unidos e Canadá, tiveram que reconstruir integrações tecnológicas mais de uma vez no ano último ano. Responsável pela pesquisa, a Digibee, principal plataforma de integração como serviço (iPaaS) do mercado, apurou como integrações construídas com tecnologias modernas podem auxiliar na decisão estratégica de prioridades dentro das empresas de varejo.
Benefícios da integração
Os varejistas precisam estar prontos para se adaptar às mudanças nos comportamentos e preferências dos consumidores para conseguirem sobreviver, aderindo às tecnologias que os coloquem no comércio eletrônico, no desenvolvimento de aplicativos e na inovação de sites e estratégias de marketing digital.
“Esses meios são vitais para o sucesso no cenário digital que está em constante mudança. Com a facilidade de opções de compra em grandes empresas, como a Amazon e Mercado Livre, e os concorrentes que vendem produtos similares, bastando fazer uma pesquisa no Google, não é surpresa que os clientes estejam exigindo o melhor dos comércios. Eles querem um serviço rápido, eficiente e personalizado, em todos os canais”, ressalta Vitor Sousa, Co-founder da Digibee.
Confira os 5 benefícios de uma integração de sistema no varejo:
- Experiência e fidelidade do cliente aprimoradas
Sistemas integrados garantem que os clientes recebam um atendimento consistente e experiências personalizadas em todos os pontos de contato. Ao fornecer uma experiência unificada, os clientes se sentem valorizados e compreendidos, o que leva a um aumento na satisfação e fidelidade.
- Coleta e análise de dados aprimoradas
Sistemas integrados consolidam dados de várias fontes, fornecendo uma visão abrangente do comportamento, preferências e tendências dos clientes. Essa abordagem baseada em dados permite que os varejistas tomem decisões informadas, otimizem estratégias de marketing e identifiquem novas oportunidades de crescimento.
- Aumento de vendas e receita
Uma experiência do cliente personalizada e sem interrupções, juntamente com uma análise de dados aprimorada, pode levar a um aumento nas vendas e receitas. Ao entender as preferências e o comportamento do cliente, os varejistas podem adaptar suas ofertas e campanhas de marketing, resultando em taxas de conversão mais altas e maior satisfação do cliente.
- Entrega de produtos otimizada
Sistemas integrados permitem uma gestão eficiente de inventário, processamento de pedidos e cumprimento. Ao agilizar esses processos, os varejistas podem garantir uma entrega de produtos mais rápida e precisa, melhorando a satisfação do cliente e reduzindo custos operacionais.
- Segurança aprimorada e conformidade
Sistemas integrados oferecem melhor controle sobre a segurança dos dados e conformidade com requisitos regulatórios. Ao consolidar dados e implementar medidas robustas de segurança, os varejistas podem proteger as informações dos clientes e manter a conformidade com regulamentações de privacidade e proteção de dados.
Plataformas de Integração como Serviço (iPaaS) permitem automação de ponta a ponta e execução perfeita de integrações, conectando tecnologias essenciais e fontes de informação. Soluções de iPaaS possibilitam a modernização das operações de varejo, sem a necessidade de codificação extensa ou times de desenvolvimento altamente especializados.
Independentemente da prioridade da empresa, – seja ela um melhor gerenciamento das relações com clientes, a contabilização das vendas de produtos ou até mesmo o atendimento de pedidos sem intercorrências – a integração desses serviços de varejo pode ser feita sem nenhum tipo de conflito, com plataforma e estratégias adequadas e alinhadas a cada necessidade e expectativa do negócio.
Sobre a Digibee
A Digibee é a principal plataforma de integração como serviço (iPaaS) do mercado, responsável por conduzir grandes empresas ao mundo digital. Com sua tecnologia cloud native e baseada em low code, sendo totalmente personalizável e com uma interface de fácil uso, a plataforma conecta diferentes sistemas, APIs, servidores, clouds e dados, permitindo que seus clientes concorram e se destaquem no ambiente digital. A Digibee é a solução iPaaS escolhida por mais de 250 clientes corporativos, entre eles Itaú, Assaí, B3, GoPro, Bauducco, Dasa e outros.
Para mais informações, acesse: https://digibee.com.
Deixe um comentário