Entrevista exclusiva com Luis Henrique Zafalon é fisioterapeuta especialista em osteopatia, professor e palestrante. Formado em 2011, atua na área da Osteopatia desde 2016. Já passaram 10.000 pacientes pelo seu consultório, tratando de hérnia de disco a tendinites de ombro, quadril etc.

Entrevista exclusiva com Luis Henrique Zafalon é fisioterapeuta especialista em osteopatia, professor e palestrante. Formado em 2011, atua na área da Osteopatia desde 2016. Já passaram 10.000 pacientes pelo seu consultório, tratando de hérnia de disco a tendinites de ombro, quadril etc.

Revista Empresários – A Osteopatia é um braço da Fisioterapia. Explique a diferença de tratamento que ambas oferecem.

Luis Henrique Zafalon  – A Fisioterapia trata o local da dor através de suas mãos e pela ajuda dos aparelhos, eletroterapia (laser, ultrassom), atendendo o paciente de duas a três vezes por semana.

A Osteopatia trabalha na causa do problema com o tratamento puramente manual (usando somente as mãos). Como atua diretamente na causa, a assertividade no tratamento é maior, precisando de menos sessões, sendo indicado uma sessão por semana. A Osteopatia atua em todos os tecidos do corpo, articulações, ossos, fáscia, ligamento, músculos e nervos, podendo ajudar no sistema linfático.

Revista Empresários  – O que te motivou escolher a Osteopatia?

Luis Henrique Zafalon  – A forma de olhar (avaliar) e o tratamento com o paciente. E por ter o resultado mais rápido de alívio dos sintomas do paciente.

Revista Empresários  – As pessoas procuram a Osteopatia por alguma indicação clínica específica?

Luis Henrique Zafalon  – Geralmente por algum quadro álgico, pela dor. Depois que cessa a dor ,muitas pessoas fazem a Osteopatia como prevenção.

Revista Empresários  – Patologias mais severas também são atendidas pelo Osteopata? Explique.

Luis Henrique Zafalon – No caso da hérnia de disco, avaliamos o segmento que está com a hérnia, depois promovemos técnicas para que alivie o pinçamento do nervo através da hérnia de disco, obtendo o efeito de redução da dor.

Revista Empresários  – A Osteopatia substitui o uso de medicamentos químicos? Em que se aplica?

Luis Henrique Zafalon  – Não! No Brasil, a Osteopatia é uma especialidade da Fisioterapia, o único profissional que pode indicar ou excluir medicamentos do paciente é o médico.

Revista Empresários  – Como medicina alternativa, a Osteopatia por si só é capaz de prevenir e/ ou tratar alguma patologia? Dê exemplos.

Luis Henrique Zafalon  – Sim, tratamos tendinites (aliviando a sobrecarga do tendão). Enxaqueca.

Podemos ajudar nos sintomas de refluxo. Hérnia de disco.

Revista Empresários  – Outras considerações

Luis Henrique Zafalon  – Patologias mais severas são indicadas para outra classe, por exemplo, para o médico. Por isso, a importância de se ter bons profissionais de outras áreas ao nosso redor como uma rede de apoio.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *