Férias escolares: o que é fundamental para gerenciar a rotina com as crianças em casa

Férias escolares: o que é fundamental para gerenciar a rotina com as crianças em casa

Psicóloga Monique Stony dá dicas para que seja possível trabalhar e aproveitar o tempo com os pequenos neste período

As férias escolares estão aí, e uma grande preocupação das mães, especialmente das que trabalham em home office, é aliar o trabalho e o tempo com as crianças em casa. De acordo com Monique Stony, psicóloga e executiva de Recursos Humanos, e autora do livro “Vença a Síndrome do Degrau Quebrado”, lançado recentemente pela Editora Gente, é preciso pensar em algumas estratégias para que essa fase seja positiva para todos.

Ela explica que ter uma rede de apoio é o primeiro ponto fundamental no período das férias. “No momento das férias é fundamental pedir ajuda. Sugiro um rodízio na família para que a criança possa ficar com os avós, com os tios, etc. Veja com eles quando poderiam passar um tempo com as crianças”, sugere.

Além da rede de apoio, fazer alguns combinados de agendas e horários é algo importante, segundo Monique. “As pessoas que ficarão com as crianças precisarão saber em que horários elas podem te acionar. Importante também combinar com a criança em quais momentos você poderá dar atenção plena a ela e alinhar sobre atividades e programações em família. Também se faz relevante  pontuar quais horários em que as pessoas deverão evitar o contato com você, como em um evento ou em uma reunião importante. Havendo esse alinhamento de agenda, tudo tende a funcionar melhor”.

Outra sugestão da psicóloga é fazer um calendário com os pais dos amigos da mesma escola da criança. “Vocês podem se organizar para que a cada dia um se responsabilize por uma atividade com elas. É uma prática que vejo funcionar em muitos grupos de mães”, afirma. “E quem tem mais condições financeiras também pode pagar instituições que oferecem colônia de férias, contratar uma babá ou um recreador para entreter as crianças”, sugere.

Uma outra questão importante, segundo Monique, é estabelecer momentos e atividades que você vai fazer com a criança. “Será no horário de almoço? Será após o trabalho? Como vocês aproveitarão alguns momentos das férias? Quais atividades vocês podem fazer? É importante gerenciar expectativas e fazer com que a criança entenda que apesar de você estar trabalhando e ela de férias, ainda assim terão esse tempo de qualidade juntas”.

Sobre Monique Stony

Monique Stony é psicóloga e possui mais de 15 anos de experiência atuando como executiva de Recursos Humanos em organizações multinacionais e apoiando o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres. Faz parte do grupo Mulheres do Brasil, onde atua como mentora de carreira de jovens negras. Criou o canal @maesnalideranca no Instagram onde mostra o dia a dia, os desafios e as estratégias da mulher moderna na realização de seus objetivos pessoais e profissionais. Oferece serviços de mentoria, além de palestras e treinamentos corporativos para a liderança e escritora do livro best-seller “Vença a Síndrome do Degrau Quebrado”, que tem como propósito ajudar mulheres a conciliarem carreira e maternidade.

Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Administração com ênfase em Estratégia pelo COPPEAD/UFRJ, além de ter participado de cursos internacionais de educação executiva e aprimoramento profissional em instituições como Stanford, INSEAD e Beck Institute. Monique foi reconhecida duas vezes como um dos profissionais de Recursos Humanos mais admirados do país pela Instituição Gestão RH.  Para mais informações, acesse www.moniquestony.com.br  e https://www.instagram.com/maesnalideranca/

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *