CFC completa 1 ano como integrante do Pacto Global das Nações Unidas

CFC completa 1 ano como integrante do Pacto Global das Nações Unidas

Desde a adesão, o Conselho vem intensificando as ações de conscientização da classe sobre a importância de valores ambientais, sociais e de governança

A carta de aceite do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) como organização integrante do Pacto Global das Nações Unidas (ONU) está completando um ano. Desde que aderiu à iniciativa, em junho de 2022, a autarquia vem se engajando com ainda mais afinco para conscientizar a classe sobre a importância de valores ambientais, sociais e de governança e, principalmente, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Há doze meses, a participação do CFC foi comunicada através de documento assinado pela diretora executiva da iniciativa, Sanda Ojiambo. Assim, a entidade passou a apoiar, de forma oficial, os princípios do Pacto nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente, anticorrupção e cumprimento da agenda global de sustentabilidade.

“É uma grande honra participar do Pacto, pois concordamos inteiramente com seus princípios”, afirma o presidente do CFC, Aécio Prado. “Acreditamos que as organizações e a sociedade como um todo precisam adotar uma nova mentalidade, visando ao senso de coletividade e à preservação de nosso planeta. Ao longo de sua história, o Conselho tem trabalhado de forma incansável, adotando práticas diárias que têm como objetivo impactar de forma positiva a nação. As iniciativas têm sido divulgadas entre nossos colaboradores, parceiros, clientes e o público em geral, servindo como inspiração”.

Um exemplo de como o CFC está comprometido com o Pacto é o desenvolvimento contínuo de seu Plano de Logística Sustentável (PLS). Este envolve ações relacionadas à utilização de materiais de consumo, economia de energia elétrica, tratamento de água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida no trabalho, compras, contratações sustentáveis e deslocamento de pessoal, bem como o processo de adequação contínua para a manutenção da certificação ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno.

“Os princípios do Pacto Global já fazem parte da cultura organizacional do CFC. Além disso, estamos incentivando os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) a também alinharem suas gestões à Rede Brasil do Pacto Global, implementando as boas estratégias propostas pela iniciativa”, explica Aécio.

No segundo semestre de 2022, o CFC participou, de forma virtual, de uma reunião com os gestores do Pacto Global. Durante o encontro, representantes da autarquia foram apresentados a iniciativas como os movimentos “Elas Lideram 2030”, “Raça é Prioridade”, “Salário Digno” e “Empoderando Refugiados”. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer outras ações coletivas e individuais voltadas ao alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), compostos por 17 metas que visam solucionar questões que envolvem o Brasil e o mundo, como fome, pobreza, desigualdade de gênero, degradação ambiental, entre outras.

Segundo a carta da ONU enviada ao CFC, o Pacto Global é “a maior iniciativa de cidadania corporativa do mundo, com milhares de participantes empresariais e outras partes interessadas da sociedade civil, trabalhista e governamental localizadas em 160 países”.

Sobre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

O Conselho Federal de Contabilidade é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público e tem, dentre outras finalidades, a responsabilidade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.

Mais informações: cfc@apexagencia.com.br

 

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *