Bureau Veritas torna-se o primeiro Organismo a inspecionar a operação e desempenho de empreendimentos de saneamento

Bureau Veritas torna-se o primeiro Organismo a inspecionar a operação e desempenho de empreendimentos de saneamento

Empresa é a primeira homologada pela Cgcre como Organismo de Inspeção Acreditado para Inspeção de Empreendimentos de Infraestrutura (OIA-EI)

O Bureau Veritas, líder global em Teste, Inspeção e Certificação, torna-se o primeiro Organismo de Inspeção Acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) para inspecionar a operação e desempenho de empreendimentos de saneamento no Brasil, os quais compreendem um conjunto de serviços essenciais para a qualidade de vida, como abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana (coleta e destinação de resíduos) e drenagem e manejo de águas pluviais. A empresa também passa a ter autorização para realizar inspeções na etapa de operação e desempenho para o segmento de rodovias, por onde passam cerca de 65% do total movimentado no Brasil.

As novas extensões do escopo de atuação do Bureau Veritas como Organismo de Inspeção Acreditado para Empreendimentos de Infraestrutura (OIA-EI) permitem à empresa verificar, de forma independente, o cumprimento, por parte das Concessionárias de serviços públicos, dos indicadores de desempenho, da matriz de riscos e dos requisitos contratuais, promovendo assim uma maior transparência e eficiência na prestação dos serviços.

“Decidimos ser pioneiros nestas acreditações porque entendemos que elas se tornarão, em breve, um requisito obrigatório. Antes, as próprias concessionárias avaliavam seus indicadores; agora, essa função será assumida por um Organismo de Inspeção acreditado pela Cgcre. Isso contribui para a imparcialidade dos dados, evita conflitos de interesse e assegura serviços de qualidade à população, conforme padrões técnicos internacionais. Considera-se, ainda, um cenário com mais de 1.500 obras paralisadas nos setores de infraestrutura e saneamento pelo país, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU)”, detalha Rafael Perez, diretor de Construção e Infraestrutura do Bureau Veritas Brasil.

A Inspeção de Operação e Desempenho vem complementar as demais etapas dos empreendimentos de infraestrutura já cobertas pela acreditação do Bureau Veritas, que incluem a Inspeção de estudos e projetos, responsável pela avaliação da conformidade técnica e regulatória dos projetos de engenharia, e a inspeção de obras, que verifica a execução conforme contratos e especificações técnicas.

Sobre o Grupo Bureau Veritas

Com receita global anual de 6,24 bilhões de euros, o Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Fundado em 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. Conta com 84 mil colaboradores em mais de 1.600 escritórios e laboratórios ao redor do mundo, sendo mais de 6 mil profissionais apenas no Brasil. O Bureau Veritas atua com foco na excelência e sustentabilidade de seus clientes, oferecendo um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *