Loja segura, cliente satisfeito: como monitoramento e cadeados eletrônicos reforçam imagem do varejo

Loja segura, cliente satisfeito: como monitoramento e cadeados eletrônicos reforçam imagem do varejo

Câmeras posicionadas na loja e o uso de cadeados eletrônicos, muitas vezes sem fio, protegem os equipamentos proporcionam um ambiente mais tranquilo para o varejista e o próprio cliente

No varejo, cresce a cada dia a sensação de que o monitoramento por vídeo e a utilização dos cadeados eletrônicos na loja não são apenas uma questão de proteção contra os furtos, mas também de proporcionar uma melhor experiência para o cliente. Uma loja segura, bem protegida e ao mesmo tempo que ofereça uma ampla “degustação” de seus produtos transmite aos consumidores uma sensação de tranquilidade, segurança e satisfação.

Para Thiago Artacho, CEO da Green Tech Solutions (https://greenretailsolutions.com.br), empresa especializada em soluções de segurança, inteligência, organização e design de varejo, a segurança visível e bem implementada é um diferencial estratégico não só para prevenir perdas, mas também para atrair clientes e gerar mais vendas. “Por meio de tecnologias como câmeras de alta definição e cadeados eletrônicos, o varejo pode criar um ambiente protegido e transmitir confiança. Comprovadamente, a degustação de produtos, como celulares (testar, navegar etc), por exemplo, proporciona o crescimento de vendas em até 30%”, diz o executivo.

Quando o cliente entra em uma loja, o que ele busca, além de produtos e atendimento de qualidade, é uma experiência segura. O simples fato de ver câmeras estrategicamente posicionadas e cadeados eletrônicos, em algumas das vezes sem fios, protegendo os equipamentos proporciona um ambiente mais tranquilo para o varejista e o próprio cliente. “Quando os consumidores podem testar os produtos sem qualquer interferência, isso aumenta não só a sensação de conforto, mas também as chances de conversão e vendas”, destaca Artacho.

Inovação e controle – Cada vez mais utilizados no mercado por lojas de departamento e companhias do setor de telecom, principalmente, como Vivo e Tim, os cadeados eletrônicos, oferecidos pela Green Tech, reduzem as perdas e garantem um controle total sobre os produtos de alto valor, como como smartphones, tablets, notebooks e outros eletrônicos. “Além de garantir um layout mais bonito, já que não existem fios sobre as mesas expositoras, a solução garante uma gestão eficiente da segurança. Esses produtos têm um grande mercado paralelo”, diz.

Trocando em miúdos, os cadeados eletrônicos funcionam como uma barreira física e psicológica contra furtos, especialmente em ambientes de autosserviço ou com grande circulação de pessoas. “Muitos furtos em lojas não são detectados de imediato, especialmente em grandes espaços. Quando o lojista percebe, o prejuízo é certo”, comenta Artacho. Ele lembra que o varejo precisa equilibrar segurança com acesso do cliente à experiência do produto. “Cadeados eletrônicos permitem que o cliente interaja com o aparelho sem comprometer a segurança”, completa.

As câmeras de monitoramento, cada vez mais inteligentes, por sua vez, possibilitam a análise em tempo real do comportamento dos consumidores, facilitando a identificação de padrões de compra, gargalos no atendimento e áreas de maior circulação. Com recursos como mapas de calor e detecção de movimentos suspeitos, o varejista pode tomar decisões mais assertivas sobre layout de loja e alocação de funcionários, otimizando a experiência do cliente.

O mercado de smartphones cresceu 7% em 2024, com mais de 1,2 bilhão de unidades vendidas globalmente – a Apple e a Samsung continuam líderes do setor. No entanto, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) aponta que 20% dos celulares vendidos no país no ano passado foram irregulares (contrabandeados ou roubados), representando 8,3 milhões de unidades.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *