Nove em cada dez profissionais veem impacto positivo da inteligência artificial no trabalho, afirma Edenred Brasil

Nove em cada dez profissionais veem impacto positivo da inteligência artificial no trabalho, afirma Edenred Brasil

Pesquisa realizada pelo Grupo mostra que 92% dos respondentes acham que a tecnologia irá melhorar suas tarefas diárias, enquanto 6% apontaram que a IA poderá realizar o seu trabalho

A Edenred, plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, e detentora das marcas Ticket, Edenred Ticket Log, Edenred Repom, Taggy, Edenred Pay e Punto, ouviu a opinião de 430 profissionais sobre os futuros impactos da inteligência artificial no trabalho que realizam. Para 92%, a tecnologia pode melhorar suas atividades diárias, enquanto 6% acreditam que a IA poderá realizar todas as suas tarefas. Já 2% dos participantes da pesquisa acreditam que seu trabalho não será impactado pela IA.

A percepção sobre a inteligência artificial também foi tema de outra pesquisa feita pela Ticket, marca da Edenred Brasil de Benefícios e Engajamento, com cerca de 300 profissionais de RH. Entre os respondentes da geração Z (pessoas entre 16 e 26 anos), 90% afirmam que o uso da IA nas atividades de RH é animador, e, na geração anterior, com pessoas entre 27 e 35 anos (geração Y), o índice é de 100%. Sobre acreditar que a inteligência artificial irá melhorar a atuação de quem trabalha com recursos humanos nos próximos anos, 100% do grupo entre 16 e 26 anos responderam que sim. A menor porcentagem, que ainda é alta, fica a cargo das pessoas entre 43 e 49 anos: 92%.

Este otimismo das pessoas em relação à inteligência artificial pode ser visto de forma positiva para o mercado de trabalho. Enquanto a tecnologia aperfeiçoa ou automatiza atividades mais repetitivas ou específicas, entregando precisão e agilidade, as habilidades humanas e os soft skills podem ser aplicadas em atividades mais estratégicas e que requerem humanização, como relacionamento, criatividade, estratégia e gestão. “Na Edenred Brasil, 57% de nossas pessoas colaboradoras já fazem uso de IA em suas atividades e, entre elas, mais de 30% a utilizam diariamente. Temos trabalhado para deixá-las cada vez mais aptas com o uso responsável da tecnologia”, revela Graziella Adas, Diretora da área Jurídico, Riscos e Regulatório da Edenred.

Para fortalecer essa cultura, há um foco estratégico do Grupo no aumento progressivo da maturidade no tema, incluindo iniciativas como a Data Protection Week, uma semana de atividades focadas no público interno, que é realizada anualmente e tem como objetivo conscientizar as pessoas colaboradoras sobre inteligência artificial e proteção de dados. A última, realizada em janeiro de 2025, reuniu mais de 280 participantes para debates e trocas de conhecimento. “Em um mundo onde a confiança na tecnologia é essencial, convidamos especialistas renomados para discutir tendências, desafios e soluções inovadoras do mundo de IA e proteção de dados com nossas pessoas”, conta a executiva.

O evento contou com um painel sobre os maiores incidentes de privacidade do mercado, os impactos jurídicos e estratégias de prevenção que poderiam ter sido aplicadas. Também compôs a programação um debate sobre os limites e as possibilidades da IA Generativa, capaz de criar novos conteúdos como textos, imagens, músicas, entre outros. Para conscientizar as pessoas participantes, especialistas em Direito Digital e Ética em Tecnologia conduziram a conversa sobre os impactos dessa revolução digital. Com debates como esses, a Edenred Brasil tem o objetivo de capacitar cada profissional de maneira que esses avanços possam ser utilizados de maneira ética e segura. Além disso, também ocorreu um workshop interativo sobre o uso da solução interna de IA Generativa da Edenred, no qual as pessoas colaboradoras puderam aprender técnicas mais avançadas de como alavancar seu uso estratégico e responsável.

“Realizamos ações internas e externas que reforçam o nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a inovação, conectando nossas pessoas a especialistas e conteúdos relevantes para o dia a dia, tanto profissional quanto pessoalmente. Afinal, impulsionar a tecnologia de forma responsável é proteger não apenas dados, mas as pessoas por trás deles”, finaliza Graziella.

Sobre a Ticket

A Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de 1 milhão de empresas-clientes.

No Brasil, sua atuação conta com três linhas de negócios: Benefícios e Engajamento, com a marca Ticket; Mobilidade, com as marcas Edenred Ticket Log, Edenred Repom e Taggy; e Soluções de Pagamento e Novos Mercados, com Edenred Pay e Punto. São mais de 130 mil empresas clientes, 8,5 milhões de empregados beneficiados e cerca de 800 mil comerciantes credenciados no País.

Fiel ao propósito do Grupo, “Enrich connections. For good”, essas soluções potencializam o bem-estar e o poder de compra dos usuários, melhoram a atratividade e a eficiência das empresas e dinamizam o mercado de trabalho e a economia local. Também promovem o acesso a alimentos mais saudáveis, produtos ambientalmente mais responsáveis e a uma mobilidade mais sustentável.

Os 12 mil funcionários da Edenred estão comprometidos em tornar o mundo do trabalho um ecossistema conectado mais seguro, eficiente e responsável, todos os dias.

Em 2024, graças aos seus ativos tecnológicos globais, o Grupo geriu aproximadamente €45 bilhões em volume de negócios, realizados principalmente por meio de aplicações móveis, plataformas online e cartões.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *