Como combater o desengajamento? Conheça o conceito de Flow – Por: Valdez Monterazo é Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas.

Como combater o desengajamento? Conheça o conceito de Flow – Por: Valdez Monterazo é Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas.

Você já vivenciou alguma realidade profissional em que não sentia conexão com o trabalho, ou até mesmo, estava totalmente apático, à margem ou entediado?

Esta é a realidade da maioria esmagadora dos profissionais.

Por um lado, essas pessoas estão totalmente infelizes em suas carreiras, por outro, líderes enfrentam um desafio tremendo com times desmotivados e improdutivos.

Esses sintomas, tanto a nível pessoal, como gerencial, representam uma das maiores crises do comportamento humano na atualidade:

O Desengajamento

A falta de engajamento vem devastando carreiras e organizações e, na maioria das vezes, indivíduos não sabem como lidar isso.

Líderes não sabem exatamente como motivar e desafiar seus times, como consequência, a rotatividade se torna alta, ao mesmo tempo que a produtividade, e resultados, se torna cada vez menor.

Fora isso, carreiras que poderiam ser brilhantes, são despedaçadas.

Francamente, viver desengajado ou ter um time desengajado não é uma realidade saudável e muito menos aceitável, não é mesmo?

Vamos olhar agora o outro lado da moeda, o estado de Flow ou engajamento.

O que é o estado de flow e engajamento

O principal pesquisador da teoria do Flow foi o professor de psicologia Mihaly Csikszentmihaly, ele comenta que podemos perceber as seguintes características quando atingimos esse estado:

• Sabemos que, o que precisa ser feito é possível, ainda que difícil.

• A sensação de tempo desaparece.

• Você se sente parte de algo maior do que vocês mesmo.

Pense por um momento, em quais situações de sua vida pessoal ou profissional você se identifica com o estado de flow ou engajamento.

Muitos relatam um projeto desafiador que foi realizado, ou uma fase em que as coisas simplesmente, fluíram.

Como atingir o Flow?

O flow ocorre quando dois elementos se encaixam perfeitamente.

Se você conseguiu identificar uma situação pessoal, vai se familiarizar com esses elementos:

1. A atividade é Intrinsicamente Motivadora

O primeiro elemento indica que, para entrar em Flow, precisamos realmente gostar e querer realizar a atividade ou profissão.

Não existe engajamento de fora para dentro, é necessário encontrar significado para o que fazemos e trazer motivação de dentro para fora.

Isso envolve questões como, objetivos pessoais, o significado que atrelamos às atividades, valores que são satisfeitos ao se executar e, principalmente, a utilização de nossas forças e talentos em nossas funções.

2. Relação entre Desafio e Competência

O segundo elemento mostra a necessidade do nível do desafio estar a altura da nossa competência para resolve-lo.

Ou seja, à medida que nossas habilidades e competência aumentam, nos sentimos entusiasmados e no controle para lidar com os desafios.

Em resumo, se formos já bastante habilidosos ou competentes, podemos aumentar o nível do desafio para entrar em flow.

Já se o desafio nos preocupa ou traz ansiedade, é importante que busquemos de imediato nos desenvolver para estar à altura dele, e assim, voltar ao estado de flow.

Neste ponto, quero promover a seguinte reflexão em você leitor:

Em sua realidade atual, onde você se encaixa na relação entre desafios e habilidades?

Por que atingir o Flow?

Independente de onde você se encaixe na relação de desafios e habilidades, buscar o flow faz parte da busca por uma vida mais significativa.

Pessoas que vivem em flow apresentam:

1. Mais envolvimento e fluidez em suas atividades profissionais, pois estão verdadeiramente engajadas.

2. Maior foco e produtividade, pois se desafiam constantemente e estão intrinsicamente motivados.

3. Sentem emoções positivas, como a alegria, ao exercer suas funções.

4. Possuem a sensação de expansão e pleno desenvolvimento de seu potencial.

Vamos pensar juntos, é possível competir com alguém com essas características?

Pois é! Não a toa que pessoas engajadas são capazes de atingir muito mais resultados do que as demais.

Conclusão

A diferença de performance e realização pessoal entre uma pessoa em flow e outra desengajada é simplesmente avassaladora para ser negligenciada.

Uma boa notícia é que os elementos que promovem o flow e o engajamento estão totalmente sob nosso controle.

Eles envolvem uma motivação genuína (intrínseca) e a medida certa entre a dificuldade do desafio que nos submetemos e o grau de nossas habilidades.

Com isso, espero que tenha se inspirado a se engajar plenamente em suas atividades, isso para que você se torne cada vez mais competente, motivado, e para que conquiste muito mais resultados em sua vida pessoal e profissional.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *