Saúde do colaborador: um ambiente mais acolhedor pode ser mais produtivo
Ações aumentam cuidado com saúde mental dos funcionários e reduzem problemas
A sociedade mundial vive uma constante mudança em diversos aspectos. São evoluções que buscam sempre aprimorar as relações interpessoais e também a população como um todo. Nesse contexto, um tema tem sido muito mais debatido nos dias de hoje do que anos atrás: saúde do colaborador.
Antigamente, era comum exigir demais de um profissional, que se baseava, muitas vezes, em uma premissa: trabalhar dignifica o homem (o ser humano no geral). Mas, após mudanças, a tendência é olhar, cada vez mais, para a saúde do colaborador, especialmente quando envolve o psicológico.
Temor de desemprego, ambiente corporativo hostil e exigências muito altas de desempenho são apenas alguns fatores que acabam gerando problemas psicológicos aos trabalhadores. Logo, as empresas precisam tomar atitudes para que isso seja minimizado ou até mesmo evitado. Por este motivo, acompanhe o texto e veja algumas formas de transformar o trabalho em um ambiente mais acolhedor, o que pode influenciar diretamente na produção.
Suporte psicológico
Um dos primeiros passos é fornecer suporte psicológico. Muitas vezes, essa situação pode ocorrer por meio de parcerias com clínicas especializadas, que oferecem consultas com especialistas de forma gratuita aos funcionários.
Além disso, é preciso estabelecer políticas claras que vão contra crimes como assédio, discriminação e abusos em geral.
Ofereça um ambiente flexível
Existem muitas formas de disponibilizar uma situação de trabalho flexível. Há algumas ações que podem ser aplicadas em relação a horários, dias de home office, etc. Essas situações podem gerar um ambiente mais tranquilo, reduzindo situações de estresse e ajudando o profissional a ter um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.
Liderança efetiva
Ter uma liderança efetiva é fundamental para motivar o profissional a cada dia. E isso também envolve promover uma saúde mental, demonstrando sempre empatia com o colaborador.
Mas também existem outros aspectos que influenciam diretamente em uma liderança efetiva. É preciso que haja um monitoramento completo sobre o desenvolvimento de cada trabalhador para fazer avaliações. Os tradicionais feedbacks, feitos de formas específicas, com delicadeza e honestidade, podem ajudar até a tomar novas atitudes sobre o que pode ser feito.
Todas essas dicas vão gerar efeitos na redução de doenças que aposentam os funcionários e, automaticamente, influenciam no resultado. Com isso, há um ambiente fortificado para que o colaborador se sinta seguro no dia a dia.
Deixe um comentário